TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA SAÚDE: PENSAMENTOS CONTEMPORÂNEOS OU UTOPIA?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Diante do momento atual vivenciado pela sociedade brasileira e mundial, é necessário reconhecer que a tecnologia exerce cada vez mais influência sobre a vida das pessoas. Entre os mais diversos setores em que a sociedade se subdivide, é cada vez mais evidente que estamos dependentes da tecnologia. As inovações, tal qual o surgimento de novas equipamentos e sistemas computacionais, resultam em grandes melhorias para o desenvolvimento da sociedade, aumentando a automação e eficiência de processos. Essas melhorias também estão sendo vivenciadas na saúde, uma vez que diversas plataformas digitais e bancos de dados já são utilizados na realização de atividades e procedimentos cotidianos de organizações hospitalares e clínicas. Sendo assim, a inovação em saúde já deixou de ser uma utopia, mas ainda é necessário fomentar tais discussões, para que novas e mais eficientes tecnologias continuem a ser implementadas nessa área do conhecimento, auxiliando principalmente os países em desenvolvimento.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
CAPUCHO, H. C. et al. “Incorporação de Tecnologias em Saúde no Brasil: novo modelo para o Sistema Único de Saúde”. Revista Bis, vol. 13, n. 3, 2012.
HEDLER, H. C. et al. “Comunicação e compartilhamento do conhecimento entre equipes em automação de processos”. Comunicologia, vol. 6, n. 2, 2013.
MOTTA, E. et al. “Tecnologia exponencial na automatização de processos”. Anais da XIII Mostra Científica Cesuca. Cachoirinha: Cesuca, 2019.
PACHECO, W. et al. “A era da tecnologia da informação e comunicação e a saúde do trabalhador”. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, vol. 3, n. 2, 2005.
PAIM, J. S. et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.
PAIS-RIBEIRO, J. L. “A importância da qualidade de vida para a psicologia da saúde”. In: CRUZ, J. P.; JESUS, S. N.; NUNES, N. (coords.). Bem-Estar e Qualidade de Vida. Alcochete: Editora Textiverso, 2009.
ZANETTI, H. A. P. et al. “Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira”. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBIE, 2016.