AS POSSIBILIDADES DE ACESSO A MEDICINA DE QUALIDADE POR MEIO DA TECNOLOGIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Natalia Peres Ferlini
Aline Peres Ferlini Bambirra
Yuri Miguel Macedo

Resumo

Dentro de um País, as condições de acesso a saúde não são distribuídas de forma igualitária entre todas as regiões que compõem seu território. Essa desigualdade é ainda mais evidente em países subdesenvolvidos, nos quais uma parcela significativa da população não tem acesso aos serviços básicos de saúde e saneamento. Para solucionar esse trabalhar e tornar a saúde mais acessível, sobretudo em uma época contemporânea caracterizada por grandes avanços tecnológicos, o surgimento de novas tecnologias deve ser implementado no sistema de saúde, visando proporcionar melhorias na qualidade do atendimento e dos serviços fornecidos, o que certamente resultará em melhorias na qualidade de vida das pessoas, sobretudo em países que se encontram em franco desenvolvimento. Dessa forma, o presente ensaio teve por objetivo ressaltar a importância e o potencial que as novas tecnologias têm para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do aumento da acessibilidade a serviços básicos de saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERLINI , N. P.; BAMBIRRA , A. P. F. .; MACEDO, Y. M. . AS POSSIBILIDADES DE ACESSO A MEDICINA DE QUALIDADE POR MEIO DA TECNOLOGIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 230–236, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7854127. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1196. Acesso em: 29 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

CAPUCHO, H. C. et al. “Incorporação de Tecnologias em Saúde no Brasil: novo modelo para o Sistema Único de Saúde”. Revista Bis, vol. 13, n. 3, 2012.

CARVALHO. G. “A saúde pública no Brasil”. Estudos Avançados, vol. 27, n. 78, 2013.

FRANÇA, G. V. “Telemedicina: breves considerações ético-legais”. Revista Bioética, vol. 8, n, 1, 2009.

LEITÃO JÚNIOR, P. S. et al. (orgs.). Modelagem da informação em saúde. Goiânia: Editora da UFG, 2022.

MOTTA, E. et al. “Tecnologia exponencial na automatização de processos”. Anais da XIII Mostra Científica Cesuca. Cachoeirinha: Cesuca, 2019.

NOVAES, H. M. D. “Avaliação de programas, serviços e tecnologias em saúde”. Revista de Saúde Pública, vol. 34, n. 5, 2000.

NOVAES, H. M. D.; CARVALHEIRO, J. R. “Ciência, tecnologia e inovação em saúde e desenvolvimento social e qualidade de vida: teses para debate”. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 12, 2007.

PACHECO, W. et al. “A era da tecnologia da informação e comunicação e a saúde do trabalhador”. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, vol. 3, n. 2, 2005.

PAIM, J. S. et al. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

PAIS-RIBEIRO, J. L. “A importância da qualidade de vida para a psicologia da saúde”. In: CRUZ, J. P.; JESUS, S.N.; NUNES, C. (coords.). Bem-estar e qualidade de vida. Alcochete: Textiverso, 2009.

PASSOS, C. N. “Transformação Digital na Saúde: Desafios e Perspectivas”. Revista Científica Hospital Santa Izabel, vol. 3, n. 3, 2019.

SECOLI, S. R.; et al. “Avaliação de tecnologia em saúde: II. A análise de custo-efetividade”. Arquivos de Gastroenterologia, vol. 47, n. 4, 2010.

SENHORAS, E. M. “Novo Coronavírus e seus impactos econômicos no mundo”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 2, 2020.

VASCONCELLOS-SILVA, P. R.; CASTIEL, L. D. “As novas tecnologias de autocuidado e os riscos do autodiagnóstico pela Internet”. Revista Pan-Americana de Saúde Pública, vol. 26, n. 2, 2009.

WEN, C. L. “Telemedicina e Telessaúde – Um panorama no Brasil”. Informática Pública, vol. 10, n. 2, 2008.