A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO: A DICOTOMIA ENTRE O SENSO COMUM E A CRITICIDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ronualdo Marques

Resumo

Este ensaio versa sobre a formação do senso crítico buscando evidências a partir da dicotomia entre (a)criticidade e criticidade, a transição do senso comum ao pensamento crítico e a elucidação do senso crítico na formação dos sujeitos na superação do senso comum. Dessa maneira, a formação do senso crítico é uma atividade do pensamento que envolve julgamentos, análises, avaliações, estabelecimento de relações, mediante alguns padrões da nossa realidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MARQUES, R. A FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO: A DICOTOMIA ENTRE O SENSO COMUM E A CRITICIDADE . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 10, n. 28, p. 77–85, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6383428. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/591. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

BADARÓ, C. E. Epistemologia e Ciência: reflexão e prática na sala de aula. Bauru: EDUSC, 2005.

BAGGINI, J.; FOSL, P. S. As ferramentas dos filósofos: um compendio sobre conceitos e métodos filosóficos. São Paulo: Loyola, 2008.

CARRAHER, D. W. Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. São Paulo: Pioneira, 2011.

CASTANHO, M. E. “A criatividade na sala de aula universitária”. In: VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2006.

DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Nacional, 1959.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981

GRAMSCI, A. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1999.

IBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

LIPMAN, M. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

MARQUES, R. “Responsabilidade social: senso crítico versus Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 4, 2020.

MARQUES, R.; XAVIER, C. R. “Análise do Senso Crítico em uma Sequência Didática na Educação Ambiental”. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, vol. 35, n. 1, 2018.

RATHS, L. E. et al. Ensinar a pensar. São Paulo: EPU, 1977.