JUVENTUDES, ESCOLA E CIDADE NA PANDEMIA DA COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Victor Hugo Nedel Oliveira

Resumo

A pandemia da COVID-19, doença originária a partir da contaminação pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, vem transformando as múltiplas formas de ser e estar em um mundo no qual já ocorriam constantes mudanças. As juventudes contemporâneas escolarizadas não ficaram de fora desse contexto e suas relações com a pandemia e a moradia merecem especial atenção. O principal objetivo do presente texto é apresentar e discutir dados iniciais de levantamento de sondagem realizado com jovens estudantes do ensino médio de uma escola pública localizada em Porto Alegre (RS), sobre suas percepções em relação à pandemia da COVID-19 e aspectos relacionados à moradia, ao uso da cidade nesse período.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, V. H. N. . JUVENTUDES, ESCOLA E CIDADE NA PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 10, p. 115–122, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.4073327. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/51. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. “8 em cada 10 brasileiros adotam hábitos de higiene contra o coronavírus”. Portal Eletrônico do Ministério da Saúde [2020]. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude>. Acesso em: 20/09/2020.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019. Rio do Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 20/09/2020.

INLOCO. “Mapa brasileiro da COVID-19”. Portal Eletrônico InLoco [2020]. Disponível em: <https://mapabrasileirodacovid.inloco.com.br/pt>. Acesso em: 20/09/2020.

LIKERT, R. “A Technique for the Measurement of Attitudes”. Archives of Psychology, n. 140, 1932.

OLIVEIRA, V. H. N. “O papel da Geografia diante da pandemia da COVID-19.” Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020a.

OLIVEIRA, V. H. N. O. “O antes, o agora e o depois”: alguns desafios para a educação básica frente à pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 9, 2020b.

OLIVEIRA, V. H. N. O. Jovens olhares sobre a cidade: lugares e territórios urbanos de estudantes porto-alegrenses (Tese de Doutorado em Educação). Porto Alegre: PUC-RS, 2020c.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 55.240, de 10 de maio 2020. Disponível em: <https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=419048>. Acesso em: 20/09/2020.

SENHORAS, E. M. “Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

SPOSITO, M. E. B.; GUIMARÃES, R. B. “Por que a circulação de pessoas tem peso na difusão da pandemia”. Portal Eletrônico da UNESP [2020]. Disponível em: <https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35626/por-que-a-circulacao-de-pessoas-tem-peso-na-difusao-da-pandemia>. Acesso em: 26/03/2020.

VASQUES, D. G.; OLIVEIRA, V. H. N. “Iniciação científica na pandemia: uma análise dos estudos remotos ao ensino fundamental”. Interfaces Científicas – Educação, vol. 10, n. 1, 2020.

WANG, C. et al. “A novel coronavirus outbreak of global health concern”. The Lancet, vol. 395 February, 2020.