DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente ensaio discute os principais desafios da implementação do ensino remoto, em razão da pandemia de COVID-19. Tal condição se apresenta como uma nova realidade para a sociedade brasileira e coloca em evidência a fragilidade de seu sistema educacional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALVES, Gabriel Cunha. “Desafios da gestão escolar frente à pandemia de COVID-19”. Educação Pública, vol. 20, n. 33, 2020.
BEHAR, Patricia Alejandra. “O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância”. Jornal da Universidade [06/06/2020]. Disponível em: <https://www.ufrgs.br>. Acesso em: 14/08/2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. “Coronavírus Brasil”. Portal Eletrônico do Ministério da Saúde [2020]. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br>. Acesso em: 20/08/2020.
CÉSAR, Pedro de Alcântara Bittencourt; RIBEIRO, Adriana de Fátima; MORAES, Morgana Pizzi. “The Emotional Impact and its Relations in the Built Environment with the Traveler and Resident Confrontation in Times of Pandemic [and after]”. Rosa dos Ventos, vol. 12, 2020.
DIAS, Gustavo Nogueira et al. “Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará- Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid - 19(Sars-Cov-2)”. Brazilian Journal of Development, vol. 6, 2020.
DUARTE, Phelipe Magalhães. “COVID-19: Origem do novo coronavirus/COVID-19”. Brazilian Journal of Health Review, vol. 3, n. 2, 2020.
FAUSTINO, Lorena. Silva e Silva; SILVA, Tulio Faustino Rodrigues Silva e. “Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020.
FERENTZ, Larissa et al. “Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social”. Comunicação em Ciências da Saúde, vol. 31, n. 1, 2020.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “PNAD Contínua TIC 2018: internet chega a 79,1% dos domicílios do país. Internet chega a 79,1% dos domicílios do país”. Portal Eletrônico do IBGE [29/04/2020]. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br>. Acesso em: 20/08/2020.
FIOCRUZ. “MonitoraCovid-19: nota técnica alerta para riscos na volta às aulas. nota técnica alerta para riscos na volta às aulas”. Portal Eletrônico da FIOCRUZ [2020]. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br>. Acesso em: 20/08/2020.
LANA, Raquel Martins et al. “Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, 2020.
LOPES, Paulo Cesar de Almeida Barros. “A Covid-19, o retorno às aulas e o custo social do fechamento das escolas - o que pode ser feito?” Educação Pública, vol. 20, n. 29, 2020.
ROCHA, Gustavo Gomes Siqueira da; OLIVEIRA, Solange Diniz de. “Ensino na rede pública em tempos de pandemia: duas experiências docentes”. Educação Pública, vol. 20, n. 31, 2020.
SANTOS JÚNIOR, Irapoan Bertholdo dos. “Percepção de alunos e professores da Seeduc/RJ sobre o ensino on-line de caráter emergencial durante a pandemia”. Educação Pública, vol. 20, n. 30, 2020.
SENHORAS, Eloi Martins. “Novo Coronavírus e seus impactos econômicos no mundo”. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 1, n. 2, 2020.
TOKARNIA; Mariana. “Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa”. Portal Eletrônico da Agência Brasil [29/04/2020]. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br>. Acesso em: 20/08/2020.
UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. “COVID-19 Educational Disruption and Response”. UNESCO Website [2020]. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 20/08/2020.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. “A pandemia de COVID-19 no Brasil crônica de uma crise sanitária anunciada”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, 2020.