INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo buscou elencar a trajetória histórica da Educação Especial no Brasil. Objetivou-se tecer uma breve abordagem teórica, que relaciona cada marco histórico e seus reflexos no cenário escolar mais atual, que foram provenientes da necessidade de se repensar e adequar o modelo, a estrutura e a cultura escolar no Brasil. A presente abordagem seguiu a vertente qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, disponibilizada em documentos, registros legais e acervos históricos, com destaque para a Consolidação da Inclusão Escolar no Brasil, organizada para subsidiar as discussões, ações e controle social das políticas públicas voltadas à inclusão escolar das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Dessa forma, foi possível traçar importantes momentos históricos e medidas legais de atendimento escolar especializado, que foram, gradativamente, sendo criadas, implementadas e inovadas, no decorrer dos anos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Decreto n. 3.956, de 08 de outubro de 2001. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Decreto n. 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Decreto n. 5.773, de 9 de maio de 2006. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB, n. 04, de 02 de outubro de 2009. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, de 11 de setembro de 2001. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n. 6, de 20 de setembro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 27/11/2020.
BRASIL. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2010.
BRASIL. Consolidação da Inclusão Escolar no Brasil 2003 a 2016. Brasília: MEC, 2016.
MENEZES, E. T. “Conferência de Jomtien”. Portal Eletrônico Educa Brasil [2001a]. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/conferencia-de-jomtien>. Acesso em: 03/11/2018.
MENEZES, E. T. “Declaração de Salamanca”. Portal Eletrônico Educa Brasil [2001b]. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/declaracao-de-salamanca> Acesso em: 03/11/2018.
MIRANDA, A. A. B. “Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico”. Cadernos de História da Educação, n. 7, 2008.
ROGALSKI, S. M. “Histórico do surgimento da Educação Especial”. Revista de Educação do IDEAU, vol. 5, n. 12, 2010.
STAINBACK, W.; STAINBACK, S. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed Editora, 1997.