INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

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Ritchelle Teixeira de Souza
Jean Carlos Miranda

Resumo

O presente artigo buscou elencar a trajetória histórica da Educação Especial no Brasil. Objetivou-se tecer uma breve abordagem teórica, que relaciona cada marco histórico e seus reflexos no cenário escolar mais atual, que foram provenientes da necessidade de se repensar e adequar o modelo, a estrutura e a cultura escolar no Brasil. A presente abordagem seguiu a vertente qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, disponibilizada em documentos, registros legais e acervos históricos, com destaque para a Consolidação da Inclusão Escolar no Brasil, organizada para subsidiar as discussões, ações e controle social das políticas públicas voltadas à inclusão escolar das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Dessa forma, foi possível traçar importantes momentos históricos e medidas legais de atendimento escolar especializado, que foram, gradativamente, sendo criadas, implementadas e inovadas, no decorrer dos anos.

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Como Citar
SOUZA, R. T. de .; MIRANDA, J. C. . INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 13, p. 58–68, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4294328. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/8. Acesso em: 6 jul. 2022.
Seção
Artigos

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