GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: COMO AS ESCOLAS DA ZONA URBANA DE LORETO-MA ABORDAM A TEMÁTICA

Contenido principal del artículo

Benedita Borges dos Santos Neta
Antônio José Araújo Lima
Marconi de Jesus Santos
Edileide Santos Lima
Ronaldo Silva Júnior

Resumen

A gravidez na adolescência é um sério problema no mundo, em especial nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Índice que aumenta entre as meninas com menor escolaridade e aceso a serviços de saúde e educacionais (OMS, 1994). Destaca-se que os riscos de uma gravidez na adolescência vão além, das questões sociais, mais também podem diretamente traz danos para a mãe como para a criança. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral investigar como a temática gravidez na adolescência é trabalhada nas escolas da zona urbana no Município de Loreto-MA. Como objetivos específicos: descrever ações que a Secretaria Municipal de educação vem trabalhando nas escolas sobre a temática gravidez nas escolas na zona urbana de Loreto-Ma; mapear quais escolas da rede pública municipal tem maior índice de adolescentes gravidas; identificar percepções de professores sobre a temática gravidez na adolescência e meios de falar sobre esse assunto na escola. A metodologia utilizada foi do tipo exploratória e descritiva. Assim, foi realizado por meio de uma pesquisa de campo e utilizando como instrumento um questionário, aplicado com oito participante que atuaram direto ou indiretamente com a educação. Os resultados apontam que os professores se sentem despreparados no atendimento com alunas gravidas em sala, por não terem uma formação especifica. Por fim conclui- se que a temática gravidez na adolescência é muito importante para a reflexão no ambiente escolar, subsidiando os discentes de conhecimentos necessários para compreender que uma gravidez indesejada pode gerar riscos individuais e coletivos para a adolescente.

Detalles del artículo

Cómo citar
SANTOS NETA, B. B. dos; LIMA, A. J. A.; SANTOS, M. de J.; LIMA, E. S.; SILVA JÚNIOR, R. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: COMO AS ESCOLAS DA ZONA URBANA DE LORETO-MA ABORDAM A TEMÁTICA. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 01–21, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7992791. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1422. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; SILVA, L. B. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO, 2004.

ALLEN, L. et al. “Sexual agency versus structural factors in explaining sexual risk-taking among adolescent girls”. Journal of Marriage and Family, vol. 67, n. 5, 2005.

AQUINO, C.; MARTELLI, A. C. “Escola e educação sexual: uma relação necessária”. Anais do IX Seminário Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxias do Sul: ANPEd, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos - apresentação dos temas transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: . Acesso em: 23/05/2023.

BROOKS-GUNN, J. et al. “Pubertal development: The interplay between nature and nurture”. In: J. BROOKS-GUNN, J.; PETERSEN, A. C. (eds.). Girls at puberty: Biological and psychosocial perspectives. London: Springer, 1987.

CABRAL, C. S.; BRANDÃO, E. R. “Gravidez na adolescência, iniciação sexual e gênero: perspectivas em disputa”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, n. 3, 2020.

CASPER, V.; YALOM, M. “Identity formation in adolescence: A developmental approach to psychopathology”. In: RUTTER, M.; HERSOV, L. (eds.). Child psychiatry: Modern approaches. Oxford: Blackwell, 1980.

DIAS, S. “A inquietante estranheza do corpo e o diagnóstico na adolescência”. Psicologia USP, vol. 11, 2000.

DOMINGOS, A. C. Gravidez na adolescência: enfrentamento na estratégia de saúde da família (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família). Belo Horizonte: UFMG, 2010.

FAVA, C. A. “Sexualidade como tema transversal nas escolas: da teoria à prática”. In: LAGO, M. C. S. et al. Gênero e pesquisa em psicologia social. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2008.

FREUD, S. Resumo das Obras Completas. São Paulo: Editora Livraria Atheneu, 1984

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

GUANABES, M. F. G. et al. Gravidez na Adolescência: um Desafio à Promoção da Saúde Integral do Adolescente. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 36, 2012.

KEARNEY, M. S.; LEVINE, P. B. “Why is the teen birth rate in the United States so high and why does it matter?” Journal of Economic Perspectives, vol. 26, n. 2, 2012.

KIRBY, D.; LARIS, B. A.; ROLLERI, L. “Sex and HIV education programs: Their impact on sexual behaviors of young people throughout the world”. Journal of Adolescent Health, vol. 40, n. 3, 2007.

MARTINS, A. C. Gravidez na adolescência: entre fatos e estereótipos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021.

MOTA, G. S. et al. “Determinantes sociais de saúde e uso do preservativo nas relações sexuais em mulheres rurais”. Cogitare Enfermagem, vol. 26, 2021.

OMS - Organização Mundial da Saúde. Saúde reprodutiva de adolescentes: Uma estratégia para ação. Brasília: Ministério da Saúde, 1994.

PITZ, C. D. S.; BOLZE, S. D. A. “Gravidez na adolescência e escola: uma revisão da produção científica brasileira”. UNIEDU [2016]. Disponível em: . Acesso em: 23/05/2023.

SANTELLI, J. S. et al. “Explaining recent declines in adolescent pregnancy in the United States: The contribution of abstinence and improved contraceptive use”. American Journal of Public Health, vol. 97, n. 1, 2007.

SANTOS, B. R. et al. “Desenvolvimento de paradigmas de proteção para crianças e adolescentes brasileiros”. In: ASSIS, S. G. et al. (orgs.). Teoria e prática dos conselhos tutelares e conselhos dos direitos da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

SILVA, F. N. et al. “Gravidez na adolescência: perfil das gestantes, fatores precursores e riscos associados”. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, vol. 3, n. 3, 2012.

SILVA, R. C. P.; MEGIDI NETO, J. “Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas”. Ciência e Educação, vol. 12, n. 2, 2006.

SPITZ, C. Adolescentes Perguntam. São Paulo: Editora Summus, 1994.

Artículos más leídos del mismo autor/a