UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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Cleverson Danrley Cruz Dias
Ronaldo Silva Júnior
Vanessa Durans Silva
Susanne Caldas Azevedo
Manoel Dionizio Morais Neto

Resumo

A sociedade atual está em constante transformação, principalmente no tocante a implantação dos meios digitais que têm favorecido um novo meio de conceber as informações, contudo, o ensino de Biologia ainda apresenta inúmeras características de uma educação tradicional. Refletindo sobre essa problemática surgem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que trazem uma contribuição eficaz no ensino de Ciências e Biologia, desde que seja utilizada corretamente, muito positivamente com o docente na construção do conhecimento. Os recursos digitais proporcionam um engajamento maior, em que os discentes são estimulados por uma aprendizagem interativa e integrada, pois corresponde a sua realidade, saindo do tradicionalismo escolar de aulas passivas. Assim, o objetivo geral é investigar a utilização de jogos digitais como ferramentas educacionais no ensino de Biologia, a partir de uma revisão sistemática e análise de artigos presente na plataforma Google Acadêmico, (2020 a 2022) que tenham como a temática em jogos digitais no ensino de biologia como recurso didático-metodológico. Os resultados obtidos por meio deste estudo, revelam a receptividade dos alunos às novas ferramentas e formas de ensino, e demonstram que recursos tecnológicos podem ser aliados no processo ensino-aprendizagem, motivando e despertando o interesse e a curiosidade, possibilitando ainda o aprofundamento do conhecimento.

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Como Citar
DIAS, C. D. C.; SILVA JÚNIOR, R.; SILVA, V. D.; AZEVEDO, S. C.; MORAIS NETO, M. D. UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 125–138, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8011268. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1465. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Ensaios

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