TECNOLOGIA ASSISTIVA: A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

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Ronaldo Silva Júnior
Geiziane Fonseca Lopes
Vanessa Durans Silva
Jully Hellen dos Santos Carvalho

Resumo

Este artigo traz reflexões de como os recursos de Tecnologia Assistiva contribuem na formação dos alunos com deficiência, e entende-se que é necessário a discussão sobre a temática.  Neste sentido, a presente pesquisa traçou o seguinte objetivo de analisar as contribuições das tecnologias assistivas no processo de formação da pessoa com deficiência. A metodologia é qualitativa, de natureza descritiva e bibliográfica, uma vez que, objetiva apontar conhecimentos publicados na literatura sobre as Tecnologias Assistivas (TA) que contribuíram para o desenvolvimento e formação das pessoas com deficiência. Observa-se que, estamos vivenciando um contexto de grandes avanços e profundas transformações, onde as Tecnologias Assistivas surgem como um instrumento importante que cria novas possibilidades de autonomia aos alunos com deficiência. A tecnologia Assistiva surge como uma prática inclusiva, que pode contribuir significativamente para a formação desses alunos e para sua inserção no ambiente escolar. Também fazem necessários nesta temática para dar continuidade às discussões, bem como a oferta de recursos tecnológicos necessários para serem utilizados de acordo com as especificidades dos discentes no sentido de não somente oportunizar a sua disponibilização, mas que também estimulem a fiscalização de modo a garantir a sua utilização para contribuir no processo de ensino aprendizagem dos mesmos.

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Como Citar
SILVA JÚNIOR, R. .; LOPES, G. F.; SILVA, V. D.; CARVALHO, J. H. dos S. TECNOLOGIA ASSISTIVA: A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 248–260, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7927443. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1326. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos

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