AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

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Ronaldo Silva Júnior
Wemerson Lobato Fróes
Thamires Barroso Lima
Keylla de Barros Fróes
Vanessa Durans Silva

Resumo

As metodologias ativas podem ser importantes aliadas na formação em enfermagem, favorecendo o preparo dos futuros profissionais. Neste contexto, surge como problemática a necessidade de repensar a formação profissional em saúde, pois nela, torna-se indispensável uma criticidade aguçada para a complexa montagem da sintomatologia do paciente. Diante disso, o trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade das metodologias ativas no processo formativo de profissionais da enfermagem.  O estudo é do tipo revisão de literatura, decritivo, qualitativo e foi realizado entre julho e dezembro de 2022, com coleta de dados nas plataformas SCIELO, BVS e Google Acadêmico. O uso de metodologias ativas capacita os profissioais para um olhar mais holístico quanto ao paciente e o seu contexto biopsicossocial, usando várias ferramentas metodológicas. Há muito o que se fala sobre tecnologias híbridas, que agregam as atividades de sala de aula com as atividades digitais, e as presenciais com as virtuais. Portanto, as metodologias ativas favorecem o protagonismo dos alunos no seu processo formativo, tornando-os mais crítico-reflexivos e mais preparados para as novas realidades em saúde.

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Como Citar
SILVA JÚNIOR, R. .; FRÓES, W. L.; LIMA, T. B. .; FRÓES, K. de B. .; SILVA, V. D. AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 314–332, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7834669. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1163. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos

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