APLICAÇÃO DE SALA DE AULA INVERTIDA E DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thamires Barroso Lima
Celso Maciel de Meira
Ronaldo Silva Junior
Icaro Rodrigues Lavor

Resumo

As metodologias ativas e os recursos didático-pedagógicos vêm sendo desenvolvidos, testados e praticados no percurso da história da educação, principalmente nos últimos anos com o advento de novas tecnologias. Atualmente, destacam-se: a sala de aula invertida e as tecnologias educacionais digitais (TEDs). O objetivo dessa prática pedagógica é apresentar os resultados da aplicação de metodologia ativa, baseada em sala de aula invertida e no uso de TEDs aplicados no Curso Técnico em Meio Ambiente. Para tanto, a atividade foi desenvolvida em quatro fases. Na primeira fase, se fez uso da sala de aula invertida, quando foi disponibilizado um texto para leitura sobre o histórico da poluição ambiental. No encontro presencial, foi disponibilizada uma visita virtual por intermédio do Google Earth. Em seguida, nas fases dois e três, foram utilizados vídeos interativos por meio da ferramenta Edpuzzle. Na fase quatro, foram elaboradas atividades sobre os conteúdos estudados utilizando as ferramentas Plickers e o Wordwall. Foram analisados os desempenhos referentes à execução, habilidade e rendimento (pontuação), assim como foram coletadas informações relacionadas à percepção dos discentes em relação aos recursos utilizados. Os resultados observados nessa prática indicaram que os discentes apresentaram baixa adesão ao uso de material textual na sala de aula invertida. A aprendizagem com recursos interativos demonstrou-se mais eficiente no que diz respeito ao envolvimento, dedicação e habilidade dos discentes na execução da atividade. No entanto, não se observou diferenças expressivas no rendimento dos discentes, em relação a outras atividades aplicadas em sala sem o auxílio das TEDs. Para melhores resultados no desenvolvimento de aulas invertidas sugere-se o emprego de abordagens mistas.  

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LIMA, T. B. .; MEIRA, C. M. de .; SILVA JUNIOR, R. .; LAVOR, I. R. APLICAÇÃO DE SALA DE AULA INVERTIDA E DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 511–521, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7790481. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1075. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALLEN, T. R. “Digital terrain visualization and virtual globes for teaching geomorphology”. Journal of Geography, vol. 106, n. 6, 2007.

ANTONIETTI, C. et al. “Can teachers’ digital competence influence technology acceptance in vocational education?”. Computers in Human Behavior, vol. 132, 2022.

BAKER, L.; WIGFIELD, A. “Dimensions of children's motivation for reading and their relations to reading activity and reading achievement”. Reading Research Quarterly, vol. 34, n. 4, 1999.

BILRO, R. G. et al. “The role of creative communications and gamification in student engagement in higher education: A sentiment analysis approach”. Journal of Creative Communications, vol. 17, n. 1, 2021.

BODZIN, A. et al. “Designing Google Earth activities for learning earth and environmental Science”. In: MAKINSTER, J. et al. (eds.). Teaching science and investigating environmental issues with geospatial technology: Designing effective professional development for teachers. Dordrecht: Springer, 2014.

BOUCHRIKA, I. et al. “Exploring the impact of gamification on student engagement and involvement with e-learning systems”. Interactive Learning Environments, vol. 29, n. 8, 2021.

BRASIL. Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11/03/2023.

CARVALHO, A. A. A. “Apps para ensinar e para aprender na era mobile learning”. In: CARVALHO, A. A. (org.). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação, 2015.

CRUZ, S. “EdPuzzle: estimular a aprendizagem com recurso a vídeo e a quizzes”. In: CARVALHO, A. A. (org.). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação, 2015.

DEL ARCO, I. et al. “El desarrollo del modelo flipped classroom en la universidad: impacto de su implementación desde la voz del estudiantado”. Revista de Investigación Educativa, vol. 37, n. 2, 2019.

FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. Edital FAPEMA n. 08, de 11 de fevereiro de 2022. São Luís: FAPEMA, 2022. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2023.

FERRÃO, M. E. “The evaluation of students’ progression in lower secondary education in Brazil: Exploring the path for equity”. Studies in Educational Evaluation, vol. 75, 2022.

FÖRSTER, M. et al. “Pre-class video watching fosters achievement and knowledge retention in a flipped classroom”. Computers and Education, vol. 179, 2022.

GRUNWALD, T.; CORSBIE-MASSAY, C. “Guidelines for cognitively efficient multimedia learning tools: educational strategies, cognitive load, and interface design”. Academic Medicine, vol. 81, n. 3, 2006.

HOAREAU, L. et al. “Beliefs about digital technologies and teachers’ acceptance of an educational app for preschoolers”. Computers and Education, vol. 172, 2021.

HUSSEIN, M. M.; INDURKIYA, B. “Investigating cognitive holding power and equity in the flipped classroom”. Heliyon, vol. 6, n. 8, 2020.

IFMA – Instituto Federal Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. “Sistema Unificado de Administração Pública”. Portal do IFMA [2023]. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2023.

JESUS, K. B.; OLIVEIRA, G. B. “Processos Educativos em Tempos de Cibercultura”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 12, 2020.

JOHNSON, N. D. et al. “Overcoming assessment problems in Google Earth-based assignments”. Journal of Geoscience Education, vol. 59, n. 3, 2011.

JURGELAITIS, M. et al. “Implementing gamification in a university-level UML modeling course: a case study”. Computer Applications in Engineering Education. vol. 27, n. 2, 2019.

KOK, D. L. et al. “Screen-based digital learning methods in radiation oncology and medical education”. Technical Innovations and Patient Support in Radiation Oncology, vol. 24, 2022.

LOMBARDI, E.; GITAHY, R. R. C. “O uso das tecnologias móveis na educação: uma experiência com o EdPuzzle”. Colloquium Humanarum, vol. 14, 2017.

MACEDO, M. Y.; OSÓRIO, A. C. N. “Educação Profissional e Tecnológica Frente às Novas Tendências Educacionais no Brasil: Por Uma Perspectiva Foucaultiana”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

MAYER, R. E.; PILEGARD, C. “Principles for Managing Essential Processing in Multimedia Learning: Segmenting, Pre-training, and Modality Principles”. In: MAYER, R. (ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico. Students, computers and learning: Making the connection. Paris: OCDE, 2015.

ORTIZ-MARTÍNEZ, E. et al. “Games in the classroom? Analysis of their effects on financial accounting marks in higher education”. International Journal of Management in Education, vol. 20, n. 1, 2022.

PARRA-GONZALEZ, M. E. et al. “Gamification and flipped learning and their influence on aspects related to the teaching-learning process”. Heliyon, vol. 7, n. 2, 2021.

PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Editora EPSJV, 2008.

PRICE, C.; WALKER, M. “Improving the accessibility of foundation statistics for undergraduate business and management students using a flipped classroom”. Studies in Higher Education, vol. 46, n. 2, 2021.

SCHOECH, D. et al. “Gamification for behavior change: Lessons from developing a social, multiuser, web-tablet based prevention game for youths”. Journal of Technology in Human Services, vol. 31, n. 3, 2013.

SCHULTZ, R. B. et al. “The use of virtual globes as a spatial teaching tool with suggestions for metadata standards”. Journal of Geography, vol. 107, n. 1, 2008.

WENG, Y. H. et al. “Geotools: an android phone application in geology”. Computers and Geosciences, vol. 44, 2012.

ZAIN, F. M.; SAILIN, S. N. “Students' experience with flipped learning approach in higher education”. Universal Journal of Educational Research, vol. 8, n. 10, 2020.

ZAINUDDIN, Z. et al. “The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence”. Educational Research Review, vol. 30. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)