APLICAÇÃO DE SALA DE AULA INVERTIDA E DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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Resumo
As metodologias ativas e os recursos didático-pedagógicos vêm sendo desenvolvidos, testados e praticados no percurso da história da educação, principalmente nos últimos anos com o advento de novas tecnologias. Atualmente, destacam-se: a sala de aula invertida e as tecnologias educacionais digitais (TEDs). O objetivo dessa prática pedagógica é apresentar os resultados da aplicação de metodologia ativa, baseada em sala de aula invertida e no uso de TEDs aplicados no Curso Técnico em Meio Ambiente. Para tanto, a atividade foi desenvolvida em quatro fases. Na primeira fase, se fez uso da sala de aula invertida, quando foi disponibilizado um texto para leitura sobre o histórico da poluição ambiental. No encontro presencial, foi disponibilizada uma visita virtual por intermédio do Google Earth. Em seguida, nas fases dois e três, foram utilizados vídeos interativos por meio da ferramenta Edpuzzle. Na fase quatro, foram elaboradas atividades sobre os conteúdos estudados utilizando as ferramentas Plickers e o Wordwall. Foram analisados os desempenhos referentes à execução, habilidade e rendimento (pontuação), assim como foram coletadas informações relacionadas à percepção dos discentes em relação aos recursos utilizados. Os resultados observados nessa prática indicaram que os discentes apresentaram baixa adesão ao uso de material textual na sala de aula invertida. A aprendizagem com recursos interativos demonstrou-se mais eficiente no que diz respeito ao envolvimento, dedicação e habilidade dos discentes na execução da atividade. No entanto, não se observou diferenças expressivas no rendimento dos discentes, em relação a outras atividades aplicadas em sala sem o auxílio das TEDs. Para melhores resultados no desenvolvimento de aulas invertidas sugere-se o emprego de abordagens mistas.
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