A INSURGÊNCIA DA CULTURA NA ESCOLA COMO PARADIGMA NA PÓS-MODERNIDADE NA EDUCAÇÃO

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Ronualdo Marques
Marilia Andrade Torales Campos

Abstract

Este estudo tem por objetivo refletir sobre as insurgências da cultura na escola como paradigma na pós-modernidade forjado a partir de uma dimensão crítica e reflexiva sobre o pensamento estático e a homogeneização da sociedade. A discussão aqui abordada não se esgota em si mesma, até porque faz parte do contexto educacional, que é diverso e mutável. Cabe resgatar a finalidade da educação na conjuntura da pós-modernidade, ou seja, é preciso compreender as alternativas de formação para cidadãos cada vez mais cosmopolitas, fundada em valores morais, éticos, cognitivos e afetivos, capazes de viver equilibradamente em uma sociedade global insegura, cheia de medos, incertezas, dotada de controvérsias, que norteiam o pensamento, os sentimentos e as ações. As mudanças dependem da construção de novos valores e concepções sobre a educação e de estratégias para educar, ensinar e formar, que consigam operar respostas coerentes com os novos cenários socais, sem deixar de sopesar perspectivas insurgentes aos dilemas da vida pós-moderna

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How to Cite
MARQUES, R.; CAMPOS , M. A. T. . A INSURGÊNCIA DA CULTURA NA ESCOLA COMO PARADIGMA NA PÓS-MODERNIDADE NA EDUCAÇÃO. Conjuncture Bulletin (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 98–110, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7582831. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/817. Acesso em: 23 nov. 2024.
Section
Articles

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