ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATEMÁTICA CRÍTICA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

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Adriano Alves de Rezende
Eduardo Carrasco
Angela Silva-Salse

Resumo

Este artigo visou fazer uma análise bibliométrica, nas duas maiores bases indexadoras de trabalhos científicos do mundo, a respeito do ensino da Matemática através da abordagem metodológica Aprendizagem Baseada em Problemas. O desenvolvimento do pensamento crítico representa uma demanda crescente da sociedade atual, daí o interesse em mensurar o volume de publicação nos periódicos constantes nestas bases indexadoras. Para verificar as produções sobre o tema empregando a abordagem Science Mapping utilizando variados termos de busca. O processo foi refinado até que as buscas apresentassem dados robustos para emitir uma conclusão. Dessa forma, o recorte temporal foi delimitado 2012 a 2020. Observou-se um crescimento da ordem de 42,49% nos trabalhos que abordam o estudo da Matemática por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas visando o pensamento crítico com grande elevação das ocorrências a partir de 2018. No entanto, o que se percebe é que essa temática representa uma ínfima parcela das pesquisas realizadas em Matemática ou, a despeito da relevância de estudar o pensamento crítico, os grandes periódicos acadêmicos tendem a publicar outros temas. Não obstante, emergem autores asiáticos com grande participação publicações, mas ainda perdura a preferência por citações de autores americanos em detrimento dos demais.

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Como Citar
REZENDE, A. A. de .; CARRASCO, E.; SILVA-SALSE, A. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATEMÁTICA CRÍTICA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 12, n. 36, p. 59–75, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7483867. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/776. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriano Alves de Rezende, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Brasil

Professor at the Department of Human Sciences, Education and Language at the State University of Southwest Bahia (DCHEL/UESB)

PhD student in Education at SEK University, Santiago, Chile.

Master in Economics from the Federal University of Viçosa (UFV)

Economist from the Federal University of Juiz de Fora (UFJF)

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