QUANDO A GEOGRAFIA FAZ HISTÓRIA: MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E SUA DOCÊNCIA

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Victor Hugo Nedel Oliveira
Gabriela Borba Bispo dos Santos

Resumo

O tema da formação docente possui destaque na produção acadêmica, tornando-se significativo na investigação sobre os profissionais e os processos envolvidos na educação.  O objetivo do presente texto constitui-se em apresentar análise de categorias criadas a partir de narrativas de professores de Geografia de uma instituição de ensino pública brasileira. Para tanto, foram realizadas entrevistas estruturadas com sujeitos professores de Geografia que passaram pela instituição. A partir do conteúdo das entrevistas, foram eleitas categorias analíticas, que são descritas ao longo do texto. Os resultados da pesquisa revelam que a pedagogia de projetos atrelada ao trabalho interdisciplinar são práticas pedagógicas relevantes. As saídas de campo têm um papel importante para o ensino de Geografia. Estudar, aprender e ensinar são fundamentais da profissão docente. Desta maneira, entende-se que os estudos acerca da formação e identidade docente apontam para os processos e as trajetórias que mobilizaram os sujeitos a entrar na docência, sendo possível, também, traçar panoramas e reflexões para o campo da educação e do ensino de Geografia.

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Como Citar
NEDEL OLIVEIRA, V. H.; SANTOS, G. B. B. dos. QUANDO A GEOGRAFIA FAZ HISTÓRIA: MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E SUA DOCÊNCIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 11, n. 33, p. 64–74, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7059761. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/709. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Artigos

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