DESAFIOS PARA A PESQUISA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A chegada da pandemia da COVID-19 trouxe profundas transformações nos mais diversos espectros da vida cotidiana e o campo de pesquisa nas ciências humanas não está de fora dessa realidade. O principal objetivo deste ensaio é apresentar algumas possibilidades teóricas e metodológicas para a investigação nas humanidades. Para tanto, apresentam-se reflexões a partir das vivências do pesquisador autor do texto, na coordenação e participação em cenários de pesquisa distintos. Os principais tópicos abordados foram: a orientação de bolsistas de Iniciação Científica em tempos de pandemia; a questão da regulação ética na pesquisa em humanidades; e possibilidades de encaminhamentos teóricos e metodológicos para a pesquisa em ciências humanas em tempos de pandemia. É possível considerar que existem estratégias exequíveis para que a pesquisa no campo das humanidades possa ter seguimento, mesmo com as necessárias adaptações realizadas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BERRY, David. “Pesquisa na Internet: privacidade, ética e alienação: uma abordagem de código aberto”. Internet Research, vol. 14, n. 4, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br>. Acesso em: 01/01/2021.
BRUCKMAN, Amy. “Ensinando os alunos a estudar comunidades on-line com ética”. Journal of Information Ethics, vol. 15, n. 2, 2006.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. “O papel da Geografia diante da pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020a.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. “Juventudes, cidade e escola na pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 10, 2020b.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. “O antes, o agora e o depois”: alguns desafios para a educação básica frente à pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 9, 2020c.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. “Vida acadêmica em tempos de COVID-19”. Linkedin de Victor Hugo Nedel Oliveira [2020d]. Disponível em: <https://www.linkedin.com>. Acesso em: 01/01/2021.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. “´COVIDamos´ em um mundo globalizado”. Life Research Group [2020e]. Disponível em: <https://liferesearchgroup.wordpress.com>. Acesso em: 01/01/2021.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira. Jovens olhares sobre a cidade: lugares e territórios urbanos de estudantes porto-alegrenses (Tese de Doutorado em Educação). Porto Alegre: PUC-RS, 2020f.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; VASQUES, Daniel Giordani. “Percepção e representações Ciência de estudantes bolsistas de iniciação científica júnior”. Revista Educar Mais, vol. 4, n. 3, 2020.
VASQUES, Daniel Giordani; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. “Iniciação Científica na educação básica: estado do conhecimento a partir de artigos científicos de 2010-2020”. Camine: Caminhos da Educação, vol. 12, n. 1, 2020.