ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antonio Escandiel de Souza
Carini de Fátima Ribeiro Hinnah
Sirlei de Lourdes Lauxen
Denise da Costa Dias Scheffer

Resumo

Este estudo contempla reflexões sobre a interação entre teoria e prática no contexto do ensino superior, com base na experiência de estágio docente de uma mestranda na disciplina de Comunicação Oral e Escrita, oferecida no curso de Administração da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. O estágio em questão faz parte da avaliação do curso de Docência no Ensino Superior, inserido no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, conforme orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O texto descreve as atividades práticas realizadas durante o estágio, destacando a integração da leitura, análise e utilização de documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico do Curso. Essa abordagem se configura como uma análise qualitativa do processo. Através do estágio docente, observou-se sua relevância na formação de profissionais da educação superior, alinhada às diretrizes estabelecidas no campo do ensino e da aprendizagem, bem como às exigências da instituição de ensino superior e da CAPES. Em suma, a prática do estágio docente no meio acadêmico se revela como um componente essencial no processo de formação de educadores superiores, contribuindo para o alinhamento com as políticas educacionais e para o desenvolvimento de competências pedagógicas necessárias para o ensino eficaz no ensino superior.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUZA, A. E. de .; HINNAH, C. de F. R.; LAUXEN, S. de L.; SCHEFFER, D. da C. D. ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 69–81, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11003231. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3917. Acesso em: 19 maio. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALARCÃO, I. Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Porto, 1996.

BASTOLLA, F. F. et al. “A docência no ensino superior: reflexões sobre a prática da produção de textos na perspectiva da retórica”. Di@logus, vol. 6, n. 1, 2020.

BAUMAN, Z. Sobre Educação e Juventude: Conversas com Riccardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.

BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 23/-1/2024.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.

IMBERT, F. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Editora Plano A, 2003.

MICHOS, K. et al. “Examining the relationship between internship experiences, teaching enthusiasm, and teacher self-efficacy when using a mobile portfolio app”. Teaching and Teacher Education, vol. 109, 2022.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

NÓVOA, A. “Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola”. Educação e Realidade, vol. 44, n. 3, 2019.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, pistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

SCHEFFER, D. C. D. et al. “O estágio de docência no ensino superior na pós-graduação stricto sensu: o fazer docente e a formação para a cidadania”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta. Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI 2023 – 2027. Cruz Alta: UNICRUZ, 2023. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta. Projeto Pedagógico do Curso de Administração: PPC, 2019. Cruz Alta: UNICRUZ, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. “Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula”. Revista Brasileira de Pós-Graduação, vol. 4, n. 8, 2011.

VIEIRA, R. A. “Formação pós-graduada e docência no Ensino Superior: mapeamento das discussões sobre o estágio de docência na RBPG/Capes”. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 13, n. 2, 2013.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)