ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

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Antonio Escandiel de Souza
Carini de Fátima Ribeiro Hinnah
Sirlei de Lourdes Lauxen
Denise da Costa Dias Scheffer

Resumo

Este estudo contempla reflexões sobre a interação entre teoria e prática no contexto do ensino superior, com base na experiência de estágio docente de uma mestranda na disciplina de Comunicação Oral e Escrita, oferecida no curso de Administração da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. O estágio em questão faz parte da avaliação do curso de Docência no Ensino Superior, inserido no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, conforme orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O texto descreve as atividades práticas realizadas durante o estágio, destacando a integração da leitura, análise e utilização de documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico do Curso. Essa abordagem se configura como uma análise qualitativa do processo. Através do estágio docente, observou-se sua relevância na formação de profissionais da educação superior, alinhada às diretrizes estabelecidas no campo do ensino e da aprendizagem, bem como às exigências da instituição de ensino superior e da CAPES. Em suma, a prática do estágio docente no meio acadêmico se revela como um componente essencial no processo de formação de educadores superiores, contribuindo para o alinhamento com as políticas educacionais e para o desenvolvimento de competências pedagógicas necessárias para o ensino eficaz no ensino superior.

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Como Citar
SOUZA, A. E. de .; HINNAH, C. de F. R.; LAUXEN, S. de L.; SCHEFFER, D. da C. D. ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 18, n. 52, p. 69–81, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11003231. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3917. Acesso em: 29 jun. 2024.
Seção
Ensaios

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