OS MARES DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Resumo
Trata-se de um estudo que contempla um relato de experiência sobre uma atividade pedagógica, denominada “Os Mares do SUS”, durante o itinerário formativo proporcionado pela disciplina Estágio em Docência, no Doutorado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. Os participantes foram os discentes da disciplina Saúde e Cidadania II, na graduação dos cursos da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no cenário de prática de uma unidade da Estratégia Saúde da Família em Natal, Rio Grande do Norte. Os procedimentos teórico-metodológicos foram norteados: pelos princípios pedagógicos da escola crítica de aprendizagem significativa; pela Metodologia de Análise de Redes do Cotidiano; pelo método socrático; e pela Avaliação Interativa - para estimular a socialização do pensamento e o debate, em roda de conversa, mediados pela preceptoria. Destaca-se, a partir da análise temática de registros em portfólios reflexivos de aprendizagem, que a atividade foi um instrumento pedagógico potencial para dar voz ao aluno, possibilitando que ele fosse construtor de seu aprendizado, protagonista, ativo e responsivo. Conclui-se que o movimento articulado das discussões induziu desconstruções e reconstruções constante retirando os participantes da zona de conforto ao convidá-los a socializar em roda suas reflexões críticas, através do confronto entre as experiências do vivido e as expectativas do porvir, fomentando diálogos democráticos, desenvolvendo posturas éticas e respeitosas durante o debate. Recomenda-se sua reprodução, bem como investigações adicionais sobre o impacto na formação na Saúde.
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