A LINGUAGEM CORPORAL NO NADO ARTÍSTICO: UMA EXPRESSÃO (IN)CONSCIENTE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mércia Lima de Melo
Ricardo Henrique Vieira de Melo
Márcio Romeu Ribas de Oliveira
Allyson Carvalho de Araújo
Rosie Marie Nascimento de Medeiros

Resumo

As concepções tradicionais sobre a linguagem corporal reproduzem a clássica dicotomia cartesiana entre sujeito e objeto. O corpo como existência e ferramenta de linguagem é movimento, sensibilidade e expressão criadora. O objetivo desse estudo é refletir sobre a dualidade cartesiana da linguagem do corpo no contexto do Nado Artístico, a partir das lentes de Merleau-Ponty. Trata-se de um ensaio teórico enquanto meio de análise, de observações e de recomendações em relação ao objeto de reflexão. Busca-se, inicialmente, uma visão panorâmica a partir das palavras-chave corpo, linguagem e nado artístico, na literatura, seguido de uma imersão teócico-conceitual na fenomenológica da percepção de Merleau-Ponty. Os argumentos formulados foram agrupados em três categorias: sobre o corpo no nado artístico; a linguagem corporal no nado artístico; e superação da linguagem corporal cartesiana. Ocorreu a valorização de aspectos objetivos e subjetivos expressos através da linguagem corporal conforme os requisitos desta modalidade esportiva. Ressalta-se a necessidade de superação da visão dicotômica cartesiana, evitando-se posições extremistas objetivistas e/ou subjetivistas, apoiando a concretude de um corpo concebido para além da padronização estética/fisiológica contemporânea. Recomenda-se estudos adicionais teóricos e empíricos sobre a temática no intuito de transcender para o cotidiano facilitando a compreensão ampliada sobre o corpo, em suas dimensões pessoal, social e emancipadora para, dessa forma, contribuir também para nortear as práticas relacionadas com a Educação Física.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MELO, M. L. de; MELO, R. H. V. de; OLIVEIRA, M. R. R. de; ARAÚJO, A. C. de; MEDEIROS, R. M. N. de. A LINGUAGEM CORPORAL NO NADO ARTÍSTICO: UMA EXPRESSÃO (IN)CONSCIENTE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 50, p. 130–145, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10642568. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3308. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ANTUNES, R. C. F. S.; SILVA, G. M.; SILVA, L. P. S. “Docência e Pesquisa na Educação Física Escolar: Uma Conversa e Seus Caminhos”. In: SENHORAS, E. M.; ALECRIM, J. V. C. (orgs.). Educação Física: Agendas Educacionais. Boa Vista: Editora IOLE, 2023.

BENTLEY, D. J. et al. “Metabolic and Performance Responses to a Simulated Routine in Elite Artistic Swimmers”. Sports, vol. 10, n. 12, 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 23/12/2023.

BRESOLIN, M. R.; ORTIZ, M. S.; BESSA-OLIVEIRA, M. A. “Práticas pedagógicas na Educação Física sob uma abordagem multidisciplinar no caminho descolonial”. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, vol. 7, 2022.

CAMINHA, I. O. 10 lições sobre Merleau-Ponty. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2019.

CAMINHA, I. O.; MACEDO, H. C. P. “O corpo como autor dos gestos esportivos e os processos de subjetivação na formação do atleta”. In: CAMINHA, I. O.; TEIXEIRA, F. L. S. (orgs.). Educação física e transfigurações do corpo. Curitiba: Editora CRV, 2015.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas: Editora Papirus, 1995.

DUMKE, A. P. O.; GINCIENE, G.; BORGES, R. M. “O ensino dos esportes de invasão na Educação Física escolar: relação entre as tarefas e as intervenções dos professores com o papel dos alunos”. Educación Física y Ciencia, vol. 23, n. 1, 2021.

FAÍL, L. B. et al. “Benefits of aquatic exercise in adults with and without chronic disease-A systematic review with meta-analysis”. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, vol 32, n. 3, 2022.

FURLAN, R.; BOCCHI, J. C. “O corpo como expressão e linguagem em Merleau-Ponty”. Estudos de Psicologia, vol. 8, n. 3, 2003.

GESBERT, V. et al. “Creative Togetherness. A Joint-Methods Analysis of Collaborative Artistic Performance”. Frontiers in Psychology, vol. 13, 2022.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; HATJE, M. “Um Currículo Modularizado: Uma Proposta para a Formação dos Estudantes no Curso da Licenciatura da Educação Física na UFSM”. In: SENHORAS, E. M.; ALECRIM, J. V. C. (orgs.). Educação Física: Agendas Educacionais. Boa Vista: Editora IOLE, 2023.

HOMMA, M.; OKAMOTO, Y.; TAKAGI, H. “How do elite artistic swimmers generate fluid forces by hand during sculling motions?”. Sports Biomechanics, vol. 22, n. 12, 2023.

KECK, J. et al. “Decoding spatiotemporal features of emotional body language in social interactions”. Scientific Reports, vol. 12, n. 1, 2022.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas: Editora Papirus, 2013.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. O corpo e seus senhores: homem, mercado e ciência: sujeitos em disputa pela posse do corpo e mente humana. Rio de Janeiro: Editora Vieira e Lent, 2009.

MARTÍN-RODRÍGUEZ, A. et al. “Sporting Mind: The Interplay of Physical Activity and Psychological Health”. Sports, vol. 12, n. 1, 2024.

MEDEIROS, R. M. N. “Do corpo anatômico ao corpo fenomenológico: diferentes perspectivas para se pensar o corpo”. Vivência, vol. 1, n. 37, 2011.

MENEGHETTI, F. K. “Documentos e Debates: O que é um Ensaio-Teórico?” Revista de Administração Contemporânea, vol. 15, n. 2, 2011.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.

MERLEAU-PONTY, M. Signos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.

MOUNTJOY, M. et al. “Beneath the Surface: Mental Health and Harassment and Abuse of Athletes Participating in the FINA (Aquatics) World Championships, 2019”. Clinical Journal of Sport Medicine, vol. 32, n. 2, 2022.

NÓBREGA, T. P. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. Natal: Editora da UFRN, 2005.

NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

NÓBREGA, T. P.; CAMINHA, I. O. Merleau-Ponty e a Educação Física. São Paulo: Editora Liber Ars, 2019.

NÓBREGA, T. P.; MEDEIROS, R. M. N. “A palavra é gesto: reflexões estéticas sobre o corpo”. Motriz, vol. 15, n. 3, 2009.

OLIVEIRA, N. D. et al. “Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, vol. 43, 2021.

PEIXOTO, A. J. “Os sentidos formativos das concepções de corpo e existência na fenomenologia de Merleau-Ponty”. Revista da Abordagem Gestáltica, vol. 18, n. 1, 2012.

PEREIRA, A. M.; PEREIRA, N. “Concepções Pedagógicas e Metodologias Prevalentes: Um Estudo com Professores de Educação Física Ingressantes em 1942 até 1972”. In: SENHORAS, E. M.; ALECRIM, J. V. C. (orgs.). Educação Física: Agendas Educacionais. Boa Vista: Editora IOLE, 2023.

PODRIHALO, O. et al. “Substantiation of Methods for Predicting Success in Artistic Swimming”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, n. 16, 2021.

RINCÓN, A. B.; TRINIDAD, A.; LÓPEZ-VALENCIANO, A. “Bibliometric study on artistic swimming”. Frontiers in Sports and Active Living, vol. 5, 2023.

SANTAELLA, L. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Editora Paulus, 2004.

SANTAELLA, L. Percepção: fenomenologia, ecologia e semiótica. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2012.

SANTOS, A. R. M. et al. “Ansiedade pré-competitiva em jovens atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais”. Revista da Educação Física, vol. 24, n. 2, 2013.

SANTOS, B. S. Descolonizar: abrindo a história do presente. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2022.

SENHORAS, E. M.; ALECRIM, J. V. C. Educação Física: Agendas Educacionais. Boa Vista: Editora IOLE, 2023.

SILVA, A. C. M.; GEHRES, A. F.; CAMINHA, I. O. “O método fenomenológico como possibilidade para a pesquisa em Educação Física”. Revista Pesquisa Qualitativa, vol. 11, n. 27, 2023.

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestão de um novo arquétipo da felicidade. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

SILVA, R. “Decolonialidade do saber: as ecologias dos saberes na produção do conhecimento”. Revista Katálysis, vol. 25, n. 2, 2022.

SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. “A formação continuada em Educação Física no interior do Ceará”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.

SOUSA JÚNIOR, J. H. S.; ROCHA, R. A. “Os significados sociais atribuídos ao corpo gordo ao longo do tempo”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.

VIGNAUD, E. et al. “Artistic Swimming Injuries in Young Elite Athletes: An 11-year Follow-Up”. Clinical Journal of Sport Medicine, vol. 33, n. 4, 2023.

VILANOVA-CAMPELO, R. C.; MARTINS, A. P. S. “Danças Maranhenses e ginástica para todos: aprendizagens para além da universidade”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 47, 2023.

YUE, L. et al. “Maximizing choreography and performance in artistic swimming team free routines: the role of hybrid figures“. Scientific Reports, vol. 13, n. 1, 2023.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Editora Ubu, 2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)