A LINGUAGEM CORPORAL NO NADO ARTÍSTICO: UMA EXPRESSÃO (IN)CONSCIENTE

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Mércia Lima de Melo
Ricardo Henrique Vieira de Melo
Márcio Romeu Ribas de Oliveira
Allyson Carvalho de Araújo
Rosie Marie Nascimento de Medeiros

Resumo

As concepções tradicionais sobre a linguagem corporal reproduzem a clássica dicotomia cartesiana entre sujeito e objeto. O corpo como existência e ferramenta de linguagem é movimento, sensibilidade e expressão criadora. O objetivo desse estudo é refletir sobre a dualidade cartesiana da linguagem do corpo no contexto do Nado Artístico, a partir das lentes de Merleau-Ponty. Trata-se de um ensaio teórico enquanto meio de análise, de observações e de recomendações em relação ao objeto de reflexão. Busca-se, inicialmente, uma visão panorâmica a partir das palavras-chave corpo, linguagem e nado artístico, na literatura, seguido de uma imersão teócico-conceitual na fenomenológica da percepção de Merleau-Ponty. Os argumentos formulados foram agrupados em três categorias: sobre o corpo no nado artístico; a linguagem corporal no nado artístico; e superação da linguagem corporal cartesiana. Ocorreu a valorização de aspectos objetivos e subjetivos expressos através da linguagem corporal conforme os requisitos desta modalidade esportiva. Ressalta-se a necessidade de superação da visão dicotômica cartesiana, evitando-se posições extremistas objetivistas e/ou subjetivistas, apoiando a concretude de um corpo concebido para além da padronização estética/fisiológica contemporânea. Recomenda-se estudos adicionais teóricos e empíricos sobre a temática no intuito de transcender para o cotidiano facilitando a compreensão ampliada sobre o corpo, em suas dimensões pessoal, social e emancipadora para, dessa forma, contribuir também para nortear as práticas relacionadas com a Educação Física.

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Como Citar
MELO, M. L. de; MELO, R. H. V. de; OLIVEIRA, M. R. R. de; ARAÚJO, A. C. de; MEDEIROS, R. M. N. de. A LINGUAGEM CORPORAL NO NADO ARTÍSTICO: UMA EXPRESSÃO (IN)CONSCIENTE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 50, p. 130–145, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10642568. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3308. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Ensaios

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