PRINCIPAIS FATORES DO CRESCIMENTO DE HIV NA TERCEIRA IDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ederson Veiga de Oliveira
Wesley Martins

Resumo

No Brasil e no mundo com o crescimento da população idosa, cada vez mais se faz imprescindível que a sociedade e os profissionais de saúde, vejam que os idosos são parte de uma população sexualmente ativa e, portanto, vulnerável, necessitando na atenção básica, de estratégias para desenvolver práticas de orientação sexual educação em saúde voltada à promoção, orientação e prevenção da transmissão da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/ AIDS, na terceira idade). No Brasil e no mundo atualmente, aumentou o número de diagnósticos de HIV na Terceira Idade. De 2007 a 2017, os diagnósticos cresceram sete vezes. Em mulheres com 60 anos ou mais, foi observado um aumento de 21,2% quando comparado ao mesmo período. O presente artigo tem como objetivo geral verificar as causas do aumento de casos de HIV na Terceira Idade. Utilizou-se do procedimento metodológico de revisão integrativa em bases de dados virtuais Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Como critério de inclusão de artigos científicos de fontes fidedignas sobre o tema, publicados no período de 2008 a 2019. Os resultados indicam que os principais fatores do crescimento de HIV na Terceira Idade estão relacionados com as mudanças no comportamento e na difusão da informação, acompanhada pela falta de informações da prevenção, mediante o foco dos órgãos responsáveis se limitar á população jovem, também pela vida sexual ativa de os idosos ter aumentado devido aos recursos farmacológicos. Conclui-se sobre a necessidade de realização de práticas educativas focalizando o idoso e o HIV, com implementação e ampliação de políticas públicas à terceira idade a fim de que se tenha uma maior atenção pelos profissionais de saúde na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, garantindo a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, E. V. de .; MARTINS, W. PRINCIPAIS FATORES DO CRESCIMENTO DE HIV NA TERCEIRA IDADE . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 17, p. 101–110, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4784636. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/341. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. “Envelhecimento e saúde da pessoa idosa”. Cadernos de Atenção Básica, n. 19, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. “AIDS”. Portal Eletrônico do Ministério da Saúde [2009]. Disponível em: <http://www.aids.gov.br>. Acesso em: 05/12/2020.

CASSETTE, J. B. et al. “HIV/aids em idosos: estigmas, trabalho e formação em saúde”. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol. 19, n. 5, 2016.

FONSECA, A. B.; BATISTA, M. A. S.; SANTANA, R. R. C. “Diagnóstico tardio de HIV na terceira idade: uma análise de reportagens veiculadas na mídia”. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, vol. 9, n. 134, 2020.

LEMOS, A. D. AIDS na terceira idade (Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia). Campina Grande: UEPB, 2012.

OSÓRIO D. F., ARAÚJO, L. P.; MARTINS, R. “HIV/AIDS na terceira idade e a atuação preventiva do enfermeiro”. Anais do 17 Simpósio de TCC e 14 Seminário de IC do Centro Universitário ICESP. Guará: ICESP, 2019.

SALDANHA, A. A. W.; FELIX, S. M. F.; ARAÚJO, L. F. “Representações sobre a Aids na velhice por coordenadoras de grupos da terceira idade”. Psico-USF, vol. 13, n. 1, 2008.

SALDANHA, A. A. W.; VASCONCELOS, I. “Vulnerabilidade ao HIV na velhice: riscos, prevenção e tratamento”. XI Congresso Virtual HIV/AIDS [2008]. Disponível em: <http://siquant.pt/aidsportugal>. Acesso em: 12/12/2020.

SANTOS, A. F. M.; ASSIS, M. “Vulnerabilidade das idosas ao HIV/AIDS: despertar das políticas públicas e profissionais de saúde no contexto da atenção integral: revisão de literatura”. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, vol. 14, n. 1, 2011.

SILVA, L. M. AIDS na terceira idade: O idoso em situação de vulnerabilidade (Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Profissionais de Saúde). Jaboticatubas: UFMG, 2015.