COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOS EDUCADORES NO DIGCOMPEDU: REVISÃO NARRATIVA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gustavo de Oliveira Andrade
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Luiz Alberto Pilatti
Manuel Florindo Alves Meirinhos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as estratégias alinhadas com o DigCompEdu ou seus princípios que são empregadas para o desenvolvimento de competências digitais em docentes de todos os níveis de ensino. O estudo caracteriza-se como revisão bibliográfica de literatura do tipo narrativa. Os descritores utilizados no levantamento realizado na base de dados Scopus foram “professors”, “DigCompEdu” e “digital competence” e dos operadores booleanos “and” e “or”, com a combinação “professors” and “DigCompEdu” or “digital competence”. O levantamento das informações e os parâmetros utilizados na busca, triagem e seleção de dados seguiram as recomendações da metodologia PRISMA. O corpus do banco de dados de pesquisa foi analisado através de análise qualitativa de conteúdo com metodologia de Bardin. Como principais achados, constatou-se a inexistência de temáticas relacionadas à “Comunicação Institucional”. Na “Colaboração Profissional”, foram prevalentes a colaboração profissional instrumental e a necessidade de ações de intervencionistas. Na “Prática Reflexiva” reforçou-se que os espaços de troca e diálogos são os mais efetivos aos aprendizados dos docentes. Finalmente, no “Desenvolvimento Profissional Contínuo”, a formação complementar foi perspectivada como imprescindível. A principal estratégia apontada nos estudos alinhados com o DigCompEdu é relacionada com o Desenvolvimento Profissional Contínuo. Este estudo reforça ainda que os contextos sociais, culturais, econômicos, desigualdades de gênero e diferenças nos campos temáticos de atuação devem ser considerados para o melhor diagnóstico da aquisição de competências digitais, possibilitando intervenções mais efetivas à melhor formação docente. A pesquisa conclui que a implementação de recursos digitais aprimorados é fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo em mediação educacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ANDRADE, G. de O. .; SILVA, S. de C. R. da .; PILATTI, L. A. . .; MEIRINHOS, M. F. A. . COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOS EDUCADORES NO DIGCOMPEDU: REVISÃO NARRATIVA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 49, p. 741–760, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10614361. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3251. Acesso em: 18 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2011.

BASANTES-ANDRADE, A.; CABEZAS-GONZÁLEZ, M.; CASILLAS-MARTÍN, S. "Los nano-MOOC como herramienta de formación en competencia digital docente". Iberian Journal of Information Systems and Technologies, n. 32, 2020.

BERGER, P.; WOLLING, J. "They need more than technology-equipped schools: Teachers′ practice of fostering students′ digital protective skills". Media and Communication, vol. 7, n. 2, 2019.

CABERO-ALMENARA, J. et al. "The Teaching Digital Competence of Health Sciences Teachers. A Study at Andalusian Universities (Spain)". International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 18, n. 5, 2021.

CABERO-ALMENARA, J. et al. "Digital competence of higher education professor according to DigCompEdu". Statistical research methods with ANOVA between fields of knowledge in different age ranges". Education and Information Technologies, n. 26, 2021.

EUROPEAN COMMISSION. Digital Education action Plan 2021-2027: Resetting education and training for the digital age. Bruxelas: EU, 2020.

FERRARI, A. DigComp: A framework for developing and understanding Digital Competence in Europe. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2013.

GARCÍA, J. M. G. et al. "Analysis of digital competence of educators (DigCompEdu) in teacher trainees: the context of Melilla, Spain". Technology, Knowledge and Learning, vol. 28, n. 2, 2023.

GUDMUNDSDOTTIR, G. B.; HATLEVIK, O. E. "Newly qualified teachers’ professional digital competence: implications for teacher education". European Journal of Teacher Education, vol. 41, n. 2, 2018.

HATLEVIK, O. E. "Examining the relationship between teachers’ self-efficacy, their digital competence, strategies to evaluate information, and use of ICT at school". Scandinavian Journal of Educational Research, vol. 61, n. 5, 2017.

LAURILLARD, D. "The educational problem that MOOCs could solve: Professional development for teachers of disadvantaged students". Research in Learning Technology, vol. 24, 2016.

LOUREIRO, A. C.; MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. J. "Competência digital docente". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, vol. 13, n. 2, 2020.

LUCAS, M. et al. "The relation between in-service teachers’ digital competence and personal and contextual factors: What matters most?" Computers and Education, vol. 160, 2021.

LUCAS, M.; MOREIRA, A. Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: Editora Universidade de Aveiro, 2018.

MARTÍN-PÁRRAGA, L.; LLORENTE-CEJUDO, C.; BARROSO-OSUNA, J. "Self-perception of digital competence in University Lecturers: A comparative study between Universities in Spain and Peru according to the DigCompEdu model". Societies, vol. 13, n. 6, 2023.

PAGE, M. J. et al. "The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews" BMJ, vol. 372, n. 71, 2021.

RIVERA-ROGEL, D. et al. "Media Competencies for the Citizenship Training of Teachers from Andean America: Colombia and Ecuador". Paidéia, vol. 27, n. 66, 2017.

ROMERO-RODRÍGUEZ, L. M. et al. "Media competencies of university professors and students. Comparison of levels in Spain, Portugal, Brazil and Venezuela". Cultura y Educación, vol. 31, n. 2, 2019.

ROTHER, E. T. "Revisão sistemática x revisão narrativa". Acta Paulista de Enfermagem, vol. 20, n. 2, 2007.

SABOTA, B.; ALMEIDA FILHO, J. C. P. "Análise do potencial da mediação tecnológica para o enriquecimento da competência teórica de professores de línguas". Acta Scientiarum: Language and Culture, vol. 39, n. 4, 2017.

SANTOS, K. S.; FERNANDES, R. M. "Formação docente durante a pandemia da COVID-19: caracterização de vídeos do Youtube sobre competências socioemocionais". Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

SENHORAS, E. M. (org.). Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.

SILVA, J. S. et al. "Letramento digital: desafios à formação docente". EmRede - Revista de Educação a Distância, vol. 7, n. 2, 2020.

TRINDADE, S. D.; SANTO, E. "Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu". Práxis Educacional, vol. 17, n. 45, 2021.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para a cidadania global: preparando os alunos para o desafio do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.

XU, S. et al. "Interpersonal communication competence and digital citizenship among pre-service teachers in China’s teacher preparation programs". Journal of Moral Education, vol. 48, 2019

ZENOUZAGH, Z. M. "The effect of online summative and formative teacher assessment on teacher competences". Asia Pacific Education Review, vol. 20, n. 3, 2019.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)