COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOS EDUCADORES NO DIGCOMPEDU: REVISÃO NARRATIVA
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Resumen
O presente estudo tem como objetivo identificar as estratégias alinhadas com o DigCompEdu ou seus princípios que são empregadas para o desenvolvimento de competências digitais em docentes de todos os níveis de ensino. O estudo caracteriza-se como revisão bibliográfica de literatura do tipo narrativa. Os descritores utilizados no levantamento realizado na base de dados Scopus foram “professors”, “DigCompEdu” e “digital competence” e dos operadores booleanos “and” e “or”, com a combinação “professors” and “DigCompEdu” or “digital competence”. O levantamento das informações e os parâmetros utilizados na busca, triagem e seleção de dados seguiram as recomendações da metodologia PRISMA. O corpus do banco de dados de pesquisa foi analisado através de análise qualitativa de conteúdo com metodologia de Bardin. Como principais achados, constatou-se a inexistência de temáticas relacionadas à “Comunicação Institucional”. Na “Colaboração Profissional”, foram prevalentes a colaboração profissional instrumental e a necessidade de ações de intervencionistas. Na “Prática Reflexiva” reforçou-se que os espaços de troca e diálogos são os mais efetivos aos aprendizados dos docentes. Finalmente, no “Desenvolvimento Profissional Contínuo”, a formação complementar foi perspectivada como imprescindível. A principal estratégia apontada nos estudos alinhados com o DigCompEdu é relacionada com o Desenvolvimento Profissional Contínuo. Este estudo reforça ainda que os contextos sociais, culturais, econômicos, desigualdades de gênero e diferenças nos campos temáticos de atuação devem ser considerados para o melhor diagnóstico da aquisição de competências digitais, possibilitando intervenções mais efetivas à melhor formação docente. A pesquisa conclui que a implementação de recursos digitais aprimorados é fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo em mediação educacional.
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