INFRAESTRUTURA: ANÁLISE SOCIOESPACIAL DO PARQUE INDUSTRIAL DO ESTADO DE RORAIMA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisleile Lima Nascimento

Resumo

O presente artigo aborda a temática do Parque industrial de Roraima, como objetivo de analisar o desenvolvimento socioespacial do Distrito Industrial de Boa Vista-RR. A Primeira Revolução Industrial ocorreu no final do século XVII e início do século XVIII no Reino Unido caracterizando o que se denominada de industrialização clássica. Nesse período o Brasil passava pelo processo de colonização e sua metrópole Portugal adotava a política de proibição que negava qualquer tipo de atividade comercial e industrial no território brasileiro temendo que o Brasil viesse se tornar independente ou desenvolver um comércio interno. Essas medidas contribuíram para causa cerca de quase dois séculos de atraso no processo industrial brasileiro que somente iniciou suas primeiras atividades industriais em meados do século XIX. Acompanhando essa dinâmica de desenvolvimento, na região Norte do Brasil não foi diferente, enquanto a região Sudeste do país deslumbrava suas indústrias fomentadas pela economia, as regiões Norte e Nordeste sofriam com o isolamento e falta de investimento desempenhado por uma política governamental que centralizava toda a economia e produção nas grandes metrópoles do país. Diante desse cenário, o presente artigo traça uma análise que perpassa o processo histórico de expansão da indústria no Brasil e região Norte, contextualizando as políticas públicas e os programas de desenvolvimento que possibilitara a expansão e descentralização da indústria brasileira. A pesquisa reflete sobre o processo de industrialização no Estado de Roraima, discutindo a produção espacial do Distrito Industrial e o desenvolvimento da economia local. A metodologia parte de uma revisão de literatura de caráter descritivo, fazendo uso do método análise teórico-empírica. Diante da análise percebe-se que diversos foram os fatores que contribuíram para a formação do Distrito Industrial na região, como a implantação da Zona Franca de Manaus, e que o Estado no decorrer desse processo tem buscado legalizar e organizar seu espaço industrial.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NASCIMENTO, F. L. . INFRAESTRUTURA: ANÁLISE SOCIOESPACIAL DO PARQUE INDUSTRIAL DO ESTADO DE RORAIMA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 1, n. 2, p. 43–50, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3779465 . Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/175. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.

LAUTERT, V. A Opção pelo crescimento acelerado: uma interpretação da internacionalização da indústria brasileira nos anos 1950 (Tese de Doutorado em Economia). Porto Alegre: UFRGS, 2012.

LOPES, M. “SEPLAN e IGEO farão estudos no distrito industrial de Boa Vista”. Folha de Boa Vista Online [10/06/2016]. Disponível em: <http://www.folhabv.com.br>. Acesso em: 21/01/2020.

OLIVEIRA, R. S de. Dinâmica espacial do distrito industrial: Governador Aquilino Mota Duarte. (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia). Boa Vista: UFRR, 2016.

RAMOS, P.; RAMOS, M. M.; BUSNELLO, S. J. Manual prático de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, projeto, TCC, monografia, dissertação e tese. Blumenau: Acadêmica, 2005.

SANTOS JÚNIOR, J. A. Industrialização e modelo de substituição de importações no Brasil e na Argentina: uma análise comparada (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Econômicas). Florianópolis: UFSC, 2004.

SEPLAN - Secretaria de Estado do Planejamento, Indústria e Comércio. Comissão técnica do Distrito Industrial de Boa Vista. Plano diretor e Manual de procedimentos para implantação de indústrias no distrito industrial de Boa Vista-RR. Boa Vista: SEPLAN, 1982.

SEPLAN - Secretaria de Estado do Planejamento, Indústria e Comércio. I Plano de Desenvolvimento de Roraima - I PDR. vol.1, Diagnóstico. Boa Vista: SEPLAN, 1980.

SILVA, D. S. M. Trabalho e relação de trabalho na mineração taboca (Dissertação de Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Manaus: UFAM, 2009.

STAEVIE, P. M. “Expansão urbana e exclusão social em Boa Vista – Roraima”. Revista Oculum Ensaios, vol. 13, 2011.

VERAS, A. T. R. “O plano urbanístico da cidade de Boa Vista, RR, aplicado à disciplina de geografia no ensino médio”. Revista Eletrônica Geoaraguaia, vol. 4, n. 2, 2014.

VERAS, A. T. R. A produção do espaço urbano de Boa Vista - Roraima (Tese de Doutorado em Geografia). São Paulo: USP, 2009.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>