ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DELINEADA COMO SUPORTE TEÓRICO AO DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA TECNOLÓGICA PARA ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Geraldo Ranthum
Guataçara dos Santos Junior
Rogério Ranthum

Resumo

No âmbito educacional, a expansão global das relações econômicas e sociais, direciona as Instituições de Ensino Superior (IES) no sentido de, investigarem continuamente os resultados produzidos pelos seus programas de ensino, para verificarem se, as exigências do mercado de trabalho e da sociedade relacionadas à qualidade educacional e profissional, estão sendo atendidas pelos alunos diplomados nos diferentes níveis de ensino que ofertam. Este artigo apresenta a estratégia metodológica delineada para desenvolver uma plataforma tecnológica (Plataforma Egressos) a ser utilizada no acompanhamento dos egressos da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, campus Ponta Grossa com o objetivo de apoiar as atividades de gestão deste nível de ensino. A elaboração desta estratégia metodológica demonstrou-se eficaz uma vez que, por meio da execução de suas etapas, foi possível identificar as funcionalidades básicas bem como aquelas ausentes na revisão documental e na análise de portais de egressos das universidades brasileiras. Foi possível então implementar a Plataforma Egressos de modo que a mesma contemple além dos achados na literatura e nos portais de egressos das IES brasileiras, funcionalidades específicas que contribuam especialmente com os gestores da Pós-Graduação Stricto Sensu, nas suas tarefas de gerenciamento dos programas pelos quais são responsáveis.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RANTHUM, G.; SANTOS JUNIOR, G. dos .; RANTHUM, R. ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DELINEADA COMO SUPORTE TEÓRICO AO DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA TECNOLÓGICA PARA ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 38, p. 261–288, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7764708. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1039. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AGUIAR, K. L. A.; VIEIRA, M. A.; DOMENICO, E. B. L. “Propriedades psicométricas de instrumento para avaliação de egressos de cursos de graduação em enfermagem”. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 34, 2021.

BRASIL. Portaria n. 646, de 14 de maio de 1997. Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: . Acesso em: 22/02/2023.

BROOKE, J. “System usability scale (SUS): a quick-and-dirty method of system evaluation user information”. Reading, UK: Digital Equipment Co Ltd, vol. 43, 1986.

CABRAL, T. L. O.; PACHECO, A. S. V. “As universidades e o relacionamento com seus ex-alunos: uma análise de portais online de egressos”. Revista Gestão Universitária na América Latina, vol. 9, n. 3, 2016.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Proposta de revisão da ficha utilizada para a avaliação dos programas de pós-graduação. Brasília: CAPES, 2020. Disponível em: . Acesso em: 05/03/2023.

CHARLES, L. F. J. et al. “Trajetórias profissionais de egressos de um curso de doutorado em Psicologia”. Revista Brasileira de Pós-Graduação, vol. 18, n. 39, 2022.

CWUR - Center For World University Ranking. World University Rankings. Abu Dhabi: CWUR, 2020. Disponível em: . Acesso em: 05/03/2023.

DA SILVA, J. M.; BEZERRA, R. O. “Sistema de acompanhamento dos egressos aplicado na Universidade Federal de Santa Catarina”. Revista Gestão Universitária na América Latina, vol. 8, n. 3, 2015.

DA SILVA, N. D. B.; DA FONSECA BRANDÃO, C. “A Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: um estudo a partir dos documentos legais”. Comunicações, vol. 27, n. 2, 2020.

DE OLIVEIRA CABRAL, T. L. et al. “Gestão de egressos: diretrizes para um programa de pós-graduação”. Revista Alcance, vol. 29, n. 2, 2022.

DE REZENDE COELHO, M. C.; CARRARO, G.; DA SILVA, J. P. “Validação de instrumento de acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu na área do Serviço Social”. Textos e Contexto, vol. 20, n. 1, 2021.

GIL, A. Como Elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2022.

INEP - Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/02/2023.

ISMAIL, N. I.; ABDULLAH, N. A. S.; OMAR, N. “Exploring Alumni Data using Data Visualization Techniques”. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, vol. 13, n. 9, 2022.

KHAN, N. A.; SIDDIQI, A. M. U.; AHMAD, M. “Development of Intelligent Alumni Management System for Universities”. Asian Journal of Basic Science and Research, vol. 3, n. 2, 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2021.

LIMA, L. A.; ANDRIOLA, W. B. “Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES)”. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 23, n. 1, 2018.

MACCARI, E. A.; DOS SANTOS TEIXEIRA, G. C. “Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de programas de pós-graduação stricto-sensu”. Revista de Administração - UFSM, vol. 7, n. 1, 2014.

MAULANA, A. E. et al. “Alumni connectedness and its role in intention to contribute to higher education institutions”. Journal of Marketing for Higher Education, March, 2023

MO, L.; ZHU, Y. “How Is Alumni Giving Affected by Satisfactory Campus Experience? Analysis of an Industry-Research-Oriented University in China”. Sustainability, vol. 14, n. 13, 2022

MOIMAZ, S. A. S. et al. “Análise da atuação profissional de egressos da Pós-Graduação em Odontologia na área de Saúde Coletiva”. Revista Brasileira de Pós-Graduação, vol. 18, n. 39, 2022.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. “Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces”. Ciência e Educação, vol. 12, 2006.

NAVARRO, E. C. “Development of an Alumni Databank: The Case of Nueva Ecija University of Science and Technology”. Engineering, Technology and Applied Science Research, vol. 12, n. 3, 2022.

NIELSEN, J. Usabilidade na web. São Paulo: Editora Elsevier, 2007.

PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. “Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication”. Scientometrics, vol. 105, 2015.

PAUL, J. J. “Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional”. Caderno CRH, vol. 28, 2015.

PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. R. Engenharia de software. São Paulo: McGraw Hill Brasil, 2021.

SCHLESINGER, W.; CERVERA-TAULET, A.; WYMER, W. “The influence of university brand image, satisfaction, and university identification on alumni WOM intentions”. Journal of Marketing for Higher Education, [s. n.], 2021.

SIMON, L. W.; PACHECO, A. S. V. “Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do Brasil”. Revista Brasileira de Ensino Superior, vol. 3, n. 2, 2017.

SIMON, L. W.; SILVA, C. C.; PACHECO, A. S. V. “A inclusão dos egressos no processo de autoavaliação institucional das Universidades Federais da Região Sul”. Anais do Simpósio de Avaliação da Educação Superior. Salvador: UFBA, 2019.

SIMON, L.; ARNONI, T.; PACHECO, A. “Perfil dos egressos de uma faculdade de tecnologia e seus interesses na criação de um portal do egresso”. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, vol. 1, n. 18, 2020.

TANENBAUM, A.; BOS, H. Modern operating systems. Boston: Prentice Hall, 2015.

TEIXEIRA, G. C. S.; MACCARI, E. A. “Proposition of an alumni portal based on benchmarking and innovative process”. Journal of Information Systems and Technology Management, vol. 11, 2014.

THE - Times Higher Education. World University Rankings. United Kingdom: THE, 2020.

TREVISOL, J. V.; BALSANELLO, G. “Graduate education from graduates’ perspective: a self-evaluation study”. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 27, 2023.

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Plano de Desenvolvimento Institucional. Curitiba: UFTPR, 2018.

WIRANTO, R.; SLAMETO, S. “Alumni satisfaction in terms of classroom infrastructure, lecturer professionalism, and curriculum”. Heliyon, vol. 7, n. 6, 2021.