CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA

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Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues
Guataçara dos Santos Junior

Resumo

A Educação Estatística Crítica (EEC) é um campo de estudo que busca desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e interpretar dados estatísticos de forma crítica e reflexiva, preparando-os para tomar de decisões fundamentadas em um mundo cada vez mais orientado por dados. Neste contexto, a metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) surge como uma proposta pedagógica promissora para esse campo de estudo. Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar as contribuições da aplicação da metodologia de ensino ABP para a formação crítica e reflexiva no ensino de estatística, destacando como essa metodologia pode enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos. Este ensaio teórico é qualitativo, caracterizado pela análise teórica e interpretação de conceitos e práticas pedagógicas existentes, sem a coleta de dados empíricos, explorando as implicações da metodologia de ensino ABP e a EEC, enfatizando a relevância de discutir problemas reais em sala de aula. Os resultados do estudo demonstram que a aplicação da metodologia de ensino ABP no contexto da EEC gera um ambiente de aprendizagem mais estimulante, onde os alunos são levados a resolver problemas mal estruturados, colaborando e interagindo entre si. Essa metodologia de ensino não apenas facilita a compreensão dos conceitos estatísticos, mas também desenvolve habilidades críticas, como o pensamento analítico e a capacidade de trabalhar em equipe. Dessa forma, é possível concluir que a metodologia de ensino ABP pode contribuir para potencializar a formação crítica e reflexiva dos estudantes com relação ao contexto da estatística, preparando-os para enfrentar desafios em suas vidas pessoais e profissionais, contribuindo para uma sociedade mais consciente e informada sobre o uso de dados estatísticos.

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Como Citar
DOMINGUES, M. A. F. G.; SANTOS JUNIOR, G. dos . CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 56, p. 48–74, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13667441. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5330. Acesso em: 12 out. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 

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