O PROCESSO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, SUAS FASES E SUAS NUANCES ATÉ O DESENVOLVIMENTO DOS MATERIÁIS DIDÁTICOS

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Rogério Ranthum
Edson Armando Silva
Antonio Carlos Frasson

Resumo

Este ensaio científico trata de uma revisão da literatura sobre transposição didática, com foco na composição e escrita de livros didáticos. O objetivo é analisar como a transposição didática é aplicada na composição e escrita de livros didáticos, identificando os procedimentos metodológicos utilizados pelos autores.  A revisão da literatura foi realizada com base em estudos e pesquisas sobre transposição didática e a produção de livros didáticos, utilizando como autor chave Chevallard. Foram analisados diversos artigos e livros que abordam o tema. Os resultados da revisão da literatura mostraram que a transposição didática é um processo complexo e que envolve a adaptação do conhecimento científico para o contexto escolar e para o público-alvo dos livros didáticos. Além disso, foi identificado que a transposição didática pode ser realizada de diferentes formas e que existem diversos procedimentos metodológicos que podem ser utilizados pelos autores na composição e escrita de livros didáticos. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a transposição didática é um processo fundamental na produção de livros didáticos, pois permite que o conhecimento científico seja transmitido de forma clara e acessível aos alunos. Além disso, a análise dos procedimentos metodológicos utilizados pelos autores na composição e escrita dos livros pode contribuir para a melhoria da qualidade desses materiais e para a promoção de um ensino mais efetivo.

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Como Citar
RANTHUM, R.; SILVA, E. A.; FRASSON, A. C. O PROCESSO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, SUAS FASES E SUAS NUANCES ATÉ O DESENVOLVIMENTO DOS MATERIÁIS DIDÁTICOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 226–247, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7927542. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1322. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Ensaios

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