AMBIENTE DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTADO NA TEORIA INSTRUCIONAL DE GAGNÉ COMO AGENTE DE INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Ezequiel Gueiber
Guataçara dos Santos Junior
Rui Pedro Lopes
Simone Nasser Matos

Resumo

Planejar aulas que permitam as pessoas com deficiência intelectual acesso a recursos digitais é um desafio e exige algumas adaptações porque elas têm individualidades e habilidades distintas. Este trabalho apresenta a concepção do ambiente de aprendizagem fundamentado em uma teoria instrucional de Gagné que proporciona ao aluno com deficiência intelectual o ensino gradual e individualizado. O ambiente foi implementado para uso em dispositivos móveis e possibilita a inserção dinâmica de atividades, em qualquer domínio, organizadas em níveis hierárquicos. Esta pesquisa é classificada como de levantamento, porque teve a intenção de avaliar por meio da aplicação do ambiente os pontos fortes que o aluno com deficiência intelectual leve e moderada apresentam ao usar um recurso digital móvel como estratégia de ensino, permitindo sua inclusão digital. Como resultado, notou-se que é viável o uso desse ambiente, porque permitiu ao aprendiz o uso de dispositivos móveis, respeitou a individualidade na execução na execução das atividades e motivou os alunos a continuarem as atividades ao prover formas de incentivo.

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Como Citar
GUEIBER, E.; SANTOS JUNIOR, G. dos .; LOPES, R. P. .; MATOS, S. N. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTADO NA TEORIA INSTRUCIONAL DE GAGNÉ COMO AGENTE DE INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 280–295, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7747403. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1000. Acesso em: 8 maio. 2024.
Seção
Artigos

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