ESTUDO ORIENTADO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DO EXERCÍCIO DA REDAÇÃO À PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

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Marcio Silveira Nascimento
Taziana Pinheiro de Sousa Ferraz
Francisca Arlete Costa de Oliveira
Wenderson Pinto Farias

Resumo

O interesse pela ciência pode ser desenvolvido junto aos alunos na educação básica, nesse caso a iniciação científica inseri o aluno em contato com as metodologias científicas de pesquisa. É importante que a escola incentive a comunicação de ideias e o protagonismo em relação à produção do saber. Assim, este ensaio, apresenta uma proposta de atividade de produção textual junto ao componente estudo orientado, no qual os professores desenvolveram um projeto de pesquisa, estimulando aspectos sobre a produção de trabalhos científicos como forma de oportunizar a visibilidade à produção dos alunos e professores. Neste estudo, apresentamos aspectos da realização da pesquisa e a trajetória de desenvolvimento das atividades inerentes aos projetos de iniciação científica desenvolvidos na escola até a culminância por meio de uma mostras dos projetos de pesquisa dos alunos.

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Como Citar
NASCIMENTO, M. S.; FERRAZ, T. P. de S.; OLIVEIRA, F. A. C. de; FARIAS, W. P. ESTUDO ORIENTADO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DO EXERCÍCIO DA REDAÇÃO À PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 238–247, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7729705. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/992. Acesso em: 18 dez. 2024.
Seção
Ensaios

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