DA PERFOMATIVIDADE À PRÁXIS: POR UM NOVO MODELO DE FORMAÇÃO DOCENTE

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Ana Paula Silveira
Giovanna Maria Recco Piccirilli
Giovana Nicoli de Oliveira Ferreira
Francisca Helena Gonçalves Vetorazo

Resumo

Este ensaio apresenta as discussões acerca da formação docente, inicial e continuidade, a partir da discussão das noções de perfomatividade e práxis. A formação performática atende a lógica imposta pela mundialização do capital e distancia a prática docente da necessária pedagogia da práxis, proposta por Paulo Freire. Para a construção desta reflexão a participação das estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos foi fundamental quanto a problematização dos desafios enfrentados pelos futuros professores. A partir de uma revisão bibliográfica de estudos sobre formação docente, mundialização do capital e práticas pedagógicas, chegou-se à conclusão de que os cursos de licenciatura precisam ultrapassar os limites da formação performática para fortalecer a identidade docente, individual e coletiva, capacitando os profissionais para uma atuação crítica e dialógica, dentro e fora da escola.

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Como Citar
SILVEIRA , A. P. .; PICCIRILLI, G. M. R. .; FERREIRA, G. N. de O. .; VETORAZO, F. H. G. . DA PERFOMATIVIDADE À PRÁXIS: POR UM NOVO MODELO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 18, p. 26–34, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4883654. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/354. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Ensaios

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