A DEMOCRACIA RACIAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERMANÊNCIAS E/OU RUPTURAS?

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Ana Paula Silveira
Helena Vetorazo

Resumo

Este artigo analisa a importância de uma agenda política comprometida com a construção de uma Educação Antirracisca no Brasil. Com o objetivo de identificarmos permanências e rupturas com o currículo tradicional escolar para o ensino fundamental, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os estudos produzidos no país sobre questão racial na educação nos últimos dez anos. A revisão bibliográfica dialogou com as principais políticas educacionais implementadas no país, especialmente com o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promulgada em 2017. A partir das análises, concluímos que a atual legislação educacional permanece comprometida com as noções de unidade racial e de democracia racial que historicamente alimentam o imaginário social dos brasileiros. Estas noções se manifestam no currículo escolar - no currículo real, por meio dos conteúdos ministrados, e no currículo oculto, por meio das práticas de exclusão que acontecem no ambiente escolar.

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Como Citar
SILVEIRA, A. P. .; VETORAZO, H. . A DEMOCRACIA RACIAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERMANÊNCIAS E/OU RUPTURAS?. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 44–57, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4509740. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/243. Acesso em: 24 dez. 2024.
Seção
Artigos

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