DA PERFOMATIVIDADE À PRÁXIS: POR UM NOVO MODELO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Contenido principal del artículo

Ana Paula Silveira
Giovanna Maria Recco Piccirilli
Giovana Nicoli de Oliveira Ferreira
Francisca Helena Gonçalves Vetorazo

Resumen

Este ensaio apresenta as discussões acerca da formação docente, inicial e continuidade, a partir da discussão das noções de perfomatividade e práxis. A formação performática atende a lógica imposta pela mundialização do capital e distancia a prática docente da necessária pedagogia da práxis, proposta por Paulo Freire. Para a construção desta reflexão a participação das estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos foi fundamental quanto a problematização dos desafios enfrentados pelos futuros professores. A partir de uma revisão bibliográfica de estudos sobre formação docente, mundialização do capital e práticas pedagógicas, chegou-se à conclusão de que os cursos de licenciatura precisam ultrapassar os limites da formação performática para fortalecer a identidade docente, individual e coletiva, capacitando os profissionais para uma atuação crítica e dialógica, dentro e fora da escola.

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVEIRA , A. P. .; PICCIRILLI, G. M. R. .; FERREIRA, G. N. de O. .; VETORAZO, F. H. G. . DA PERFOMATIVIDADE À PRÁXIS: POR UM NOVO MODELO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 18, p. 26–34, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4883654. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/354. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

BALL, Stephen. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

BALL, Stephen. “Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa”. Revista Educação e Realidade, vol. 35, n. 2, 2010.

BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil. Rio de Janeiro: Senado, 1924. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17/04/2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17/04/2020.

BRASIL. Lei nº 11.274, 6 de fevereiro de 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17/04/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.

MANCEBO, D. “Agenda de Pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente”. Revista Educação e Sociedade, vol. 28, n. 99, 2007.

NÓVOA. António (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, Dalila. “A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização”. Educação e Sociedade, vol. 25, n. 89, 2004.

PICCIRILLI, Giovanna Maria Recco. “O que diz a Constituição Federal de 1988 sobre o dever do Estado e a Educação Infantil?” Blog O epílogo da vida [2020]. Disponível em: <http://epilogodavida.blogspot.com>. Acesso em: 14/12/2020.

ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003.

SAVIANI, Demerval. “Formação de professores: aspectos históricos do problema no contexto brasileiro”. Revista Brasileira de Educação, vol. 14, n. 40, 2009.

SILVEIRA, Ana Paula; PEREIRA, Bárbara Jhose. “Programa nacional de alfabetização na idade certa: intenções nacionais ou internacionais?” In: Congresso Brasileirio de Educação. Bauru: UNESP, 2015.

SILVEIRA, Ana Paula; VETORAZO, Helena. “Massificação ou inclusão escolar? Algumas reflexões a partir da prática docente”. Revista Eletrônica da Educação, vol. 2, n. 2, 2019.

SENHORAS, Elói Martins. “Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

SHULMAN, Lee. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Cambridge: Harvard Educational Review, 1987.

TAGLIAVINI, João Virgílio; TAGLIAVINI, Maria Cristina Braga. Estrutura e funcionamento da educação básica: constituição, leis e diretrizes. São Carlos: Editora do Autor, 2020.

TANCREDI, Regina Puccinelli. Aprendizagem da docência e profissionalização: elementos de uma reflexão. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado; RIBEIRO, Maria Luisa Santos; NORONHA, Olinda Maria. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.