FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS: UMA CARACTERIZAÇÃO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Helena de Lima Aood
Waldir Ferreira de Abreu

Resumo

O artigo tematiza a formação de professores em Educação em Direitos Humanos sob a perspectiva decolonial. Tem como objetivo compreender a abordagem e o desenvolvimento das pesquisas no campo da formação de professores em direitos humanos. Como procedimento metodológico, realizou-se um levantamento pautado no Estado do Conhecimento, utilizando como fontes teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2021. Dentre os resultados, identificou-se uma concentração de pesquisas nas concepções de direitos humanos nos currículos e políticas educacionais, observou-se, também, um número significativo de teses sobre pedagogias decoloniais em vários contextos. Dada a relevância da formação de professores em direitos humanos, conclui-se que as pesquisas existentes ainda são incipientes para atender as necessidades apresentadas a partir de uma perspectiva decolonial comprometida com as transformações sociais e o desenvolvimento de experiências de vida e práticas subversivas, visando um país mais justo, inclusivo e aberto às diversidades. O estudo aponta para a necessidade de uma produção mais substancial nesse campo, especialmente na educação básica, sublinhando a importância de práticas formativas que garantam a integração entre direitos humanos e decolonialidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AOOD, M. H. de L. .; ABREU, W. F. de . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS: UMA CARACTERIZAÇÃO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 48, p. 240–258, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10393514. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2861. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALDAWOOD, D. “Decolonizing approaches to human rights and peace education higher education curriculum”. International Journal of Human Rights Education, vol. 4, n. 1, 2020.

ANDRADE, A. H. S. O formazon e a constituição de espaços colaborativos na relação universidade-escola (Dissertação de Mestrado em Educação). Santarém: UFOPA, 2019.

BARBOSA, S. C. A. Educação, Resistência e Tradição Oral: uma forma outra de ensinar e aprender na comunidade quilombola Vila União/Campina, Salvaterra-PA (Dissertação de Mestrado em Educação). Belém: UEPA, 2020.

BENEDITO, D. M. B. O Samba de Bumbo de Santana de Parnaíba/SP e a Educação na perspectiva Decolonial (Dissertação de Mestrado em Educação). Campinas: UNICAMP, 2020.

BORGES, A. M. R. “Educação em direitos humanos e pedagogia profana”. In: BORGES, A. M. R. et al. (orgs.). Perspectivas sobre educação e direitos humanos. Rio de Janeiro: Editora Pembroke Collins, 2020.

CÂNCIO, R. N. P. Para além da aldeia e da escola: um estudo decolonial de aquisição da Língua Portuguesa pelos indígenas WAU-WAI da aldeia Mapuera, Amazônia Brasileira (Tese de Doutorado em Educação). Belém: UFPA, 2017.

CORDEIRO, F. A. V.; FRIEDE, R. R.; MIRANDA, M. G. “Education in human rights from the perspective of teachers in the public network of Rio de Janeiro”. Revista Brasileira de Educação, vol. 28, 2023.

CUNHA JR., H. Metodologia afrodescendente de pesquisa. São Paulo: Editora Ethnos, 2006.

DIAS, A. S. As Pedagogias Decoloniais na produção stricto sensu em Educação no Brasil: entre aproximações, tensões e rupturas paradigmáticas (Tese de Doutorado em Educação). Belém: UFPA, 2021.

FRANCO, A. P.; ASSIS, E.; ROMEIRO, I. “O. Educação em direitos humanos: formando professores para uma prática educativa humanizadora”. Revista Olhares, vol. 9, n. 2, 2021.

GAMBOA, S. S. “Para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica”. In: SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

GONDIM, M. S. C. A história de um bordado: saberes populares como temas geradores de uma Educação CTS na Formação de Professores de Química (Tese de Doutorado em Educação). Brasília: UnB, 2019.

LIMA, A. R. S. Educação para mulheres e processos de descolonização da América Latina no século XIX: Nísia Floresta de Soledad Acosta de Samper (Tese de Doutorado em Educação). Belém: UFPA, 2016.

MARTÍNEZ, A. R.; FAGUNDES, L. M. Derecho y Liberación: pensamiento jurídico crítico desde la Filosofia de la Liberación. Bogotá: ILSA, 2021.

MCLEOD, K. et al. “Using the pluriverse concept to critique Eurocentrism in education”. Journal of Applied Learning and Teaching, vol. 3, n. 1, 2020.

MENEGATTI, R. R. Educação em direitos humanos na formação de professores de ciências da natureza e matemática: um estudo de caso (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências). Itajubá: UNIFEI, 2019.

MOREIRA, M. S. Educação em Direitos Humanos: perspectivas decoloniais (Dissertação de Mestrado em Educação). Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2019.

MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.

MOTA NETO, J. C. Educação popular e pensamento decolonial latino-americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda (Tese de Doutorado em Educação). Belém: UFPA, 2015.

NASCIMENTO, L.; MATOSO, R. B.; OLIVEIRA, M. M. F. “O direito a educação e a necessidade de formação de professores em direitos humanos – uma perspectiva”. Brazilian Journal of Development, vol. 8, n. 3, 2022.

NHACUONGUE, L. A.; MAPATSE, M. V. “A formação de professores numa perspectiva decolonial planetária: análise dos princípios e paradigmas educacionais no contexto moçambicano”. Revista Internacional de Formação de Professore, vol. 8, 2023.

NOGUEIRA, T. T. N. Práticas educativas da pajelança na ilha de Colares (PA): resistência, saberes e ancestralidade (Dissertação de Mestrado em Educação). Belém: UFPA, 2019.

OLIVEIRA, C. L. O Currículo na perspectiva Decolonial: um estudo de caso em uma escola de Uruará, Pará, Brasil (Dissertação de Mestrado em Educação). Blumenau: URB, 2018.

OLIVEIRA, V. M. S. Memória/identidade XOKÓ: práticas educativas e reinvenção das tradições (Tese de Doutorado em Educação). Aracaju: UNIT, 2018.

PAULA, P. T. C. No remanso das águas do Tentém, navega um banguê! banguê remansinho do tentém: um estudo decolonial sobre processos educativos de resistência (s) afroindígenas (s) na Amazônia (Dissertação de Mestrado em Educação). Belém: UFPA, 2021.

PINTO, M. L. S. Formação de professores para a Educação em Direitos Humanos (Dissertação de Mestrado em Educação). Curitiba: PUC-PR, 2017.

RIBEIRO, D.; GAIA, R. DA S. P. “Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais”. Linhas Críticas, vol. 27, 2021.

SANTOS, A. L. P. Representações Sociais de Professores do Ensino Fundamental sobre Educação Étnico-Racial a as implicações em sua prática pedagógica: por uma pedagogia decolonial e intercultural (Tese de Doutorado em Educação). Belém: UFPA, 2018.

SEBASTIÃO, W. G. Colonialidade e decolonialidade na educação profissional (Dissertação de Mestrado em Educação). Itatiba: USF, 2021.

SILVA, A. N. O desenvolvimento profissional docente em uma comunidade acadêmica colaborativa: uma análise do grupo de estudo e pesquisa formazon/ufopa (Dissertação de Mestrado em Educação). Santarém: UFOPA, 2019.

SILVA, E. W. “Direitos humanos e a descolonização- um ponto de vista sociológico”. Anais da XXIV Jornada de Pesquisa. Curitiba: UFPR, 2019.

SOUSA, V. M. P. B. Epistemologias do Corpo: mulheres capoeiristas nas práticas educativas enquanto táticas de guerrilha das liberdades e dos direitos (Tese de Doutorado em Educação). Teresina: UFPI, 2019.

SOUZA, C. H. G. Pedagogingas: A Pedagogia do Coletivo Casa Preta como insurgência educativa (Dissertação de Mestrado em Educação). Belém: UFPA, 2021.

STANDISH, K. “Undigenous: Be Quiet And Know Your Place”. Diaspora, Indigenous, and Minority Education, vol. 13, n. 2, 2019.