DEMANDAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E DECLARAÇÕES INSTITUCIONAIS NA CARREIRA FONOAUDIOLÓGICA NO CHILE

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Adriana Anabalón-Quezada
Karina Vásquez Burgos
Waldir Ferreira de Abreu

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar, de modo crítico e inclusivo, as declarações institucionais de universidades chilenas sobre a formação em Fonoaudiologia, identificando os modelos teóricos de reabilitação que orientam esses discursos e sua vinculação com a educação inclusiva. Adotou-se um método teórico-dedutivo, baseado em categorias a priori correspondentes a quatro modelos teóricos: Médico-Biológico, Bio-Psico-Social, Social e Ecológico do Desenvolvimento Humano.A coleta de dados consistiu no levantamento sistemático de documentos institucionais públicos —perfis de egresso, descrições de curso, missões e visões— disponíveis nos sites oficiais de 30 universidades chilenas. Esses documentos foram considerados fontes primárias representativas dos posicionamentos formativos declarados pelas instituições. A análise foi realizada por meio de codificação qualitativa no software Atlas.ti, orientada por palavras-chave previamente validadas e alinhadas a cada modelo. Utilizou-se uma estratégia funcional do discurso baseada na identificação de temas, ideias principais e ideias secundárias, permitindo interpretar os marcos teóricos presentes em cada declaração. A interpretação foi reforçada por triangulação teórica e revisão especializada, assegurando validade metodológica e rigor na leitura crítica dos dados.

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Como Citar
ANABALÓN-QUEZADA, A.; BURGOS, K. V. .; ABREU, W. F. de. DEMANDAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E DECLARAÇÕES INSTITUCIONAIS NA CARREIRA FONOAUDIOLÓGICA NO CHILE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 66, p. 419–447, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15760486. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7350. Acesso em: 30 jul. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará (UFPA)

   

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