A RELAÇÃO ÉTNICO RACIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: DESENVOLVENDO UMA SEQUENCIA DIDÁTICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thamisis Maia de Medeiros Bezerra
Ana Cristina Silva Daxenberger

Resumo

A construção de práticas antirracistas é de responsabilidade de toda equipe escolar. Considerando isso e identificando a área da Ciências como uma área de estudo promissora para a superação da discriminação e enfretamento do racismo, o presente artigo tem como objetivo compreender como se pode construir práticas educativas antirracistas dentro da área de ciências/biologia, no ensino médio. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico com cunho qualitativo, utilizando-se de fontes primárias, as quais serviram para a elaboração de uma sequência didática com a temática sobre as Teorias da evolução biológica, Seleção Natural, Adaptação e Racismo Científico.  Como resultado, apresentamos uma proposta educativa baseada em pressupostos da decolonialidade, para a qual o docente poderá realizá-la e/ou adaptá-la mediante as necessidades reais de sua comunidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BEZERRA, T. M. de M. .; DAXENBERGER, A. C. S. . A RELAÇÃO ÉTNICO RACIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: DESENVOLVENDO UMA SEQUENCIA DIDÁTICA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 608–626, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8198116. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1774. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

BANIWA, G. Educação Escolar Indígena no século XXI: encantos e desencantos. Rio de Janeiro: Editora Mórula, 2019.

BERTUANI, A. L. C. Medo e ousadia na educação profissional e tecnológica: a educação das relações étnico-raciais como elemento integrador e questionador do currículo do ensino médio integrado (Dissertação de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Vitória: IFES, 2022.

BOLSANELLO, M. A. “Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras”. Educar em Revista, vol. 12, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério de Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28/07/2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 28/07/2023.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Brasília: Planalto, 2003. Disponível em: . Acesso em: 28/07/2023.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: . Acesso em: 28/07/2023.

CABECINHAS, R.; MACEDO. I. “(Anti)racismo, ciência e educação: teorias, políticas e práticas”. Medi@ções, vol. 5, n. 2, 2019.

CHAVES, L. Q. L. “Um breve comparativo entre as LDBs”. Revista Educação Pública, vol. 21, n. 29, 2021.

COELHO, P. J. P.; ALVES, J. F. “Visões camaleônicas: vantagens e limites do uso vídeo no processo de ensino-aprendizagem”. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 13, 2005.

DAXENBERGER, A. C. S.; SÁ SOBRINHO, R. G. “Identidade afro-brasileira e enfrentamento do racismo: construindo novas relações sociais”. Educação em Debate, vol. 11, n. 23, 2019.

DAXENBERGER, A. C. S.; SILVA, P. H. F.; MEDEIROS, T. M. “Educação das relações étnico-raciais: aprendendo em formação”. In: DAXENBERGER, A.C.S.; OLIVEIRA, J. N.; SÁ SOBRINHO, R. G. S. Saberes e Práticas além da Universidade. Boa Vista: Editora Iole, 2023.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições (Tese de Doutorado em Educação). São Paulo: USP, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

DIAS, L. R. “Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais: da LDB de 1961 a Lei 10.639”. Revista Espaço Acadêmico, n. 38, 2004.

DOMINGUES, P. “Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos”. Tempo, vol. 12, 2007.

FADIGAS, M. D. Racismo Científico como plataforma para compreensão crítica das relações CTS: o estudo de desenvolvimento de uma sequência didática (Dissertação de Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Salvador: UFBA, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. “Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências”. Ciência e Educação, vol. 18, n. 1, 2012.

GOMES, N. L. “Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas”. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, vol. 27, n. 1, 2011.

GOMES, N. L. “Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça”. Educação e Sociedade, vol. 33, n. 1, 2012.

GOMES, N. L. “O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos”. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e pensamento afrodiáspórico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018.

GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

HENRIQUE, A. L. S.; NASCIMENTO, J. M. “Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica”. Holos, vol. 4, n. 1, 2015.

IFADIREÓ, M. M. et al. “Educação Intercultural e suas Ambivalências com o Estranho: Um Estudo Sobre a Representação Social do Negro no Livro Didático”. Revista de Psicologia, vol. 13, n. 43, 2019.

JAMES, A. “Making Sense of Race and Racial Classification”. In: ZUBERI, T.; BONILLA-SILVA, E. White logic, white methods: Racism and methodology. Washington: Rowman and Littlefield Publishers, 2008.

KUSMA, P. C. A aplicabilidade da lei 10639/03 na sala de aula: possibilidades e mudanças (Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia). Porto Alegre: UFRGS, 2010.

LIMA, D. D. O lugar dos pretos e caboclos na linha branca de umbanda: uma análise das relações entre religião e ideários de branqueamento no Brasil (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais). Marília: UNESP, 2022.

LOPES NETO, J. L.; SELLES, S. E.; VALIENTE, C. “Ensino de biologia e racismo: representações de corpos negros em coleções didáticas de ciências da natureza e suas tecnologias”. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, vol. 15, 2022.

MELO, M. C. C.; FRANÇA, S. B. “A temática étnico-racial na formação inicial de professores de ciências biológicas”. Brazilian Journal of Development, vol. 6, n. 1, 2020.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Centauro, 2009.

MULLER, T. M. P. “Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte”. Educar em Revista, vol. 34, n.1, 2018.

MUNANGA, K. “Prefácio”. In: MÜLLER, T. M. P.; CARDOSO, L. Branquitude: estudos sobre a identidade branca no Brasil. Curitiba: Editora Appris, 2018.

MUNANGA, K. “Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia”. In: BRANDÃO, A. A.; MUNANGA, K. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói: Editora da UFF, 2004.

OLIVEIRA JUNIOR, W. B. “Interlocuções da Literatura Sobre Ensino de Ciências e a Temática das Relações Étnico-Raciais”. Revista Latino-Americana de Estudos Científico, vol. 2, n. 7, 2021.

OLIVEIRA JÚNIOR, W. B. Um estudo nos projetos político-pedagógicos sobre diversidade étnico-racial nos anos finais do ensino fundamental no ensino de ciências (Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas). Belém: IEMCI, 2022.

OLIVEIRA, A. F. A “Escola como agência reprodutora das desigualdades sociais”. Revista Científica Novas Configurações, vol. 2 n. 2, 2021.

OLIVEIRA, B. C. Ensino de ciências e educação das relações étnico-raciais: relações discursivas, recontextualização e possibilidades de articulação a partir da Base Nacional Comum Curricular (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências). Porto Alegre, UFRGS, 2020.

OLIVEIRA, E. D. “Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: educação e cultura afro-brasileira”. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, vol. 1, n. 18, 2012.

OLIVEIRA, L. V.; CANDAU, V. M. F. “Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil”. Educação em Revista, vol. 26, n. 1, 2010.

PANG, V. O.; VALLE, R. “A change in paradigm: applying contributions of genetic research to teaching about race and racism in social studies education”. Theory and Research in Social Education, vol. 32, n. 4, 2004.

PASSOS, A. H. “A longa duração do racismo”. Em Debate, vol. 1, n. 2, 2005.

PEDRETTI, E.; NAZIR, J. “Currents in STSE Education: Mapping a Complex Field, 40 Years On Currents in STSE Education: Mapping a Complex Field, 40 Years On”. Science Education, vol. 95, n. 4, 2011.

PENA, M. M. A implementação da Educação das Relações Raciais (Lei Federal No10.639/2003) na escola básica: Uma análise das percepções de professores das séries iniciais do ensino fundamental (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia), Montes Claros: Unimontes, 2014.

PENA, S. D. J.; BIRCHAL, T. S. “A inexistência biológica versus a existência social de raças humanas: pode a ciência instruir o etos social?” Revista USP, vol. 1, n. 68, 2006.

ROSA, K. D. D.; ALVES-BRITO, A.; PINHEIRO, B. C. S. “Pós-verdade para quem?: fatos produzidos por uma ciência racista”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, vol. 37, n. 3, 2020.

ROSEMBERG, F.; BAZILLI, C.; SILVA, P. V. B. “Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura”. Educação e Pesquisa, vol. 29, n. 1, 2003.

SÁNCHEZ-ARTEAGA, J. M.; SEPÚLVEDA, C.; EL-HANI, C. N. “Racismo científico, procesos de alterización y enseñanza de ciências”. Revista Internacional de Educación en Ciencias, vol. 12, n. 6, 2013.

SANTOS, J. B.; VIEIRA, E. P.; SILVA, T. R. “As políticas curriculares BNCC e BNC- formação no contexto da educação infantil: reflexos para a educação das relações étnico- raciais”. Debates em Educação, vol. 14, 2022.

SANTOS, M. C. et al. “Análise da abordagem da história do racismo científico no ensino de ciências: resultados de uma revisão da literatura”. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, vol. 25, 2022.

SANTOS, W. R. “A integração da educação antirracista com o ensino de evolução biológica.” Revista Saberes: Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, vol. 1, n. 1, 2021.

SCHWARCZ, L. M. “Previsões são sempre traiçoeiras: João Baptista de Lacerda e seu Brasil branco”. História, Ciências, Saúde, vol.18, n.1, janeiro, 2011.

SETH, J. “The origins of racism: a critique of the history of ideas”. History and Theory, vol. 59, n. 3, 2020.

SILVA, C. I. Políticas públicas para o enfrentamento do racismo religioso (2003-2006) (Dissertação de Mestrado em História e Sociedade). Assis: UNESP, 2020.

SILVA, L. C. R.; DIAS, R. B. “As tecnologias derivadas da matriz africana no Brasil: um estudo exploratório”. Linhas Críticas, vol. 26, n.1, 2020.

SILVA, O. H. F. et al. “Do Racismo Científico ao Racismo Social: o conceito de “raça” nas relações humanas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 40, 2023.

SKIDMORE, T. E. “Racial mixture and affirmative action: the cases of Brazil and the United States”. The American Historical Review, vol. 108, n. 5,2003.

STROPARO, T. R. “Território, Agroecologia e Soberania Alimentar: Significações e Repercussões sob a Égide Decolonial”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

TODOROV, T. “Race and Racism”. In: BACK, L.; SOLOMOS, J. Theories of race and racism. New York: Routledge, 2020.

TUONO, N. E. F.; VAZ, M. R. T. “O racismo no contexto escolar e a prática docente”. Debates em Educação, vol. 9, n. 18, 2017.

VERRANGIA, D. “Conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira no ensino de Ciências: um grande desafio”. Revista África e Africanidades, vol. 8, 2010.

VERRANGIA, D. “Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco”. Interacções, vol. 10, n. 31, 2014.

VERRANGIA, D.; SILVA, P. B. G. “Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências”. Educação e Pesquisa, vol. 36, 2010.

WALL, M. L.; PRADO, M. L.; CARRARO, T. E. “A experiência de realizar um Estágio Docência aplicando metodologias ativas”. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 21, n. 3, 2008.

WEDDERBURN, C. M. O racismo através da história: da antiguidade à modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 2007.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)