A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA: UMA REFLEXÃO AUTOETNOGRÁFICA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A formação inicial docente deve oferecer fundamentos teórico-práticos que possibilite ao futuro professor/a condições de compreender os aspectos legais, filosóficos e pedagógicas que sustentam a educação especial na perspectiva inclusiva. Por isto, o presente trabalho tem por objetivo compreender qual é a importância dos fundamentos da educação inclusiva na formação de uma licencianda em Química na Universidade Federal da Paraíba, campus Areia. Esta pesquisa é qualitativa, de natureza documental, descritivo-crítico e autoetnográfica, desenvolvida em 2023. Constata-se, por meio dos dados que o curso atende aos preceitos legais, normativos e às orientações referentes à formação da licencianda. No entanto, inferimos que o mesmo precisa aprimorar a qualificação da relação teórico-prática por meio do estágio obrigatório. Isso se justifica pelo entendimento de que os educadores precisam internalizar os princípios da inclusão para o melhor atendimento às pessoas com deficiência na rede regular de ensino.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) . 
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AMETEPEE, L. K.; ANASTASIOU, D. “Special and inclusive education in Ghana: Status and progress, challenges and implication”. International Journal of Educational Development, vol. 41, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 06/03/2023.
BRASIL. Constituição da República Federativo do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 23/11/2023.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília: ECA, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/leis/l8069.htm. Acesso em: 28/09/2022.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 23/11/2023.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília: Planalto, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23/11/2023.
BRASIL. Resolução n. 2, de 1 de julho de 2015. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2015. Disponível em: . Acesso em: 06/03/2023.
BRASIL. Resolução n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2019. Disponível em: . Acesso em: 06/03/2023.
BRASIL. Resolução n. 8, de 11 de março de 2002. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2002. Disponível em: . Acesso em: 06/03/2023.
CARVALHO, M. B. W. B.; SOUZA, A. J. L. “Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e os planos de educação”. Educação e Fronteiras On-Line, vol. 5, n. 13, 2015.
CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005.
EMINE, O. et al. “Critical Issue Teacher Training into Inclusive Education”. Journal of Computational and Theoretical Nanoscience, vol. 24, n. 7, 2018.
EUROPEAN AGENCY DEVELOPMENT IN SPECIAL NEEDS. “Teacher Education for Inclusion: Project Recommendations linked to Sources of Evidence”. European Agency Development in Special Needs [2012]. Disponível em: . Acesso em: 16/10/2023.
FABRI, L. T. C.; TASSA, K. O. M. E. “Concepção e humanização do currículo: a abordagem docente na educação especial”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 10, 2022.
FELICETTI, S. A.; BATISTA, I. L. “A formação de professores para a Educação Inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura”. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, vol. 12, n. 24, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1997.
GESSER, M. M.; MARTINS, R. M. “Teacher Training in Inclusive Education”. Paidéia, vol. 29, 2019.
MENEZES, U. S.; SILVA, C. T. A. “Os desafios de professores de Química na perspectiva da Educação Inclusiva”. Anales del X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Sevilla: UAB, 2017.
MISKALO, A. L.; CIRINO, R. M. B.; FRANÇA, D. V. R. “Formação docente e inclusão escolar: uma análise a partir das perspectivas dos professores”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes. Brasília: ONU, 1975.
PLETSCH, M. D. “A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas”. Educar em Revista, n. 33, 2009.
SANTOS, M. J.; PEREIRA, C. A. “A formação de professores de química na perspectiva da educação inclusiva: revisão bibliográfica dos anais do ENEQ (2008-2018)”. Revista Debates em Ensino de Química, vol. 7, n. 3, 2021.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade inclusiva. Rio de janeiro: Editora WVA, 2001.
SCHAFFNER, B.; BUSWELL, B. “Os dez elementos críticos da escola inclusiva”. In: STAINBAC, W.; STAINBACK, S. Inclusão: um guia para mediadores. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001.
TASSA, K. O. M. E.; CRUZ, G. C.; CABRAL, J. J. “Educação inclusiva e o curso de formação de docentes: Desafios e relatos de experiência”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.
TORRES, W.; DAXENBERGER, A. C. S. “A formação do instrutor de libras: um relato autoetnográfico”. Educação em Foco, n. 50, 2023.
UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Resolução n. 65, 07 de julho de 2011. João Pessoa: UFPB, 2011. Disponível em: . Acesso em: 13/05/2023.
ULIANA, M. R. et al. “Uma análise da presença das temáticas educação inclusiva nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática da região Norte do Brasil”. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, vol. 8, n. 3, 2020.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Dakar: Educação para todos. Dacar: UNESCO, 2000.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração De Guatemala. Guatemala: UNESCO, 1999.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração Mundial De Educação Para Todos. Bangkok: UNESCO, 1990.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca. Salamanca: UNESCO, 2003.
WALL, S. “An autoethnography on learning about autoethnography”. International Journal of Qualitative Methods, vol. 5, n. 2, 2006.