“PROFESSOR COMO VÍTIMA?”: UM ESTUDO SOBRE O BULLYING VIVENCIADO PELO PROFESSOR

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Elimar de Paiva Siqueira
João Gabriel Modesto
Sônia Bessa

Resumo

O presente estudo analisou o professor como vítima de bullying. Tendo em vista o tema de interesse, a pesquisa teve como objetivo investigar a vivência do bullying por professores em função de aspectos que permeiam o uso da tecnologia em sala de aula. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 52 professores da rede estadual de ensino que responderam a uma versão adaptada da Escala Califórnia de Vitimização do Bullying e informaram um conjunto de dados sociodemográficos. De forma geral, os índices de bullying contra o professor foram baixos. Apesar disso, foi identificada uma correlação positiva entre os diferentes tipos de bullying, evidenciando que o professor que é vítima de determinado comportamento relacionado ao bullying provavelmente está em risco quando analisados outros comportamentos correlatos. Embora tenham sido encontrados baixos índices de bullying contra os professores, o fenômeno existe. Nesse sentido, é preciso um volume maior de pesquisas que analisem o fenômeno com recortes diferentes e que possam também propor intervenções frente ao fenômeno.

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Como Citar
SIQUEIRA, E. de P.; MODESTO, J. G.; BESSA, S. “PROFESSOR COMO VÍTIMA?”: UM ESTUDO SOBRE O BULLYING VIVENCIADO PELO PROFESSOR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 177–193, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8152688. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1646. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos

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