PROPÓSITO DE VIDA, SIGNIFICADO E FUTURO: UMA ANÁLISE DE OBJETIVOS E BEM-ESTAR EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A reflexão sobre o futuro é um processo relevante para o desenvolvimento humano, especialmente na adolescência, fase marcada por intensas transformações e decisões impactantes na trajetória de vida. Este estudo empírico, de natureza descritiva, comparativa e correlacional, adota o método teórico-dedutivo, com procedimentos quantitativos tanto para o levantamento de dados, por meio de aplicação de questionários (ficha sociodemográfica, Escala de Objetivos e Sentimentos para o Futuro e Escala de Desenvolvimento e Bem-Estar), quanto para a análise de dados, que envolveu estatísticas descritivas, Teste T, ANOVA e correlação de Pearson. O objetivo foi investigar as percepções, objetivos e sentimentos em relação ao futuro, bem como as dimensões de desenvolvimento e bem-estar entre 214 estudantes do ensino médio de escolas públicas do estado de Goiás, considerando suas características sociodemográficas. Os resultados mostraram que “ser uma boa pessoa” e “ter um trabalho” são metas prioritárias, revelando valores éticos e aspirações profissionais. Por outro lado, papéis políticos e participação comunitária foram pouco valorizados. Constatou-se que quanto mais positivos os sentimentos dos adolescentes em relação ao futuro, maior o nível de bem-estar relatado, sendo que sentimentos negativos não influenciaram diretamente esse bem-estar. Diferenças significativas foram observadas quanto ao gênero (meninas relataram mais sentimentos negativos) e ao nível acadêmico (estudantes da 3ª série relataram maior bem-estar). Conclui-se que o bem-estar dos adolescentes está vinculado a percepções positivas sobre o futuro e ao avanço acadêmico, o que reforça a importância de práticas educativas que promovam autoestima, propósito e suporte emocional ao longo da vida escolar.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ANDION, C.; GONSALVES, A. K. R.; MAGALHÃES, T. G. “30 anos de direitos da criança e do adolescente: uma análise da trajetória da política pública no Brasil”. Opinião Pública, vol. 29, n. 1, 2023.
ARANTES, V. A.; PINHEIRO, V. P. G.; GOMES, M. A. G. “O valor da escola para os jovens”. International Studies on Law and Education, n. 31, 2019.
ABEP - Associação Brasileira De Empresas de Pesquisa. “Critério de Classificação Econômica Brasil”. ABEP [2021]. Disponível em: . Acesso em: 10/12/2024.
BANDURA, A. “Social cognitive theory: An agentic perspective”. Annual Review of Psychology, vol. 52, 2001.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2021.
BESSA, S. “O olhar do outro nas decisões de consumo”. Educação Temática Digital, vol. 26, 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 21/12/2024.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília: Planalto, 1990. Disponível em: . Acesso em: 21/12/2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12/12/2024.
CARUSO, L. A. C. Identificação da percepção dos jovens sobre a educação técnica e profissional de nível médio no Brasil: pesquisa nacional. Brasília: Unesco, 2023.
CHAKU, N.; DAVIS-KEAN, P. “Positioning adolescence in the developmental timeline”. Journal of Research on Adolescence, vol. 34, n. 4, 2024.
CEPAL - Comisión Económica Para América Latina y el Caribe. La autonomia económica de las mujeres em la recuperación sostenible y com igualdad. Santiago: Cepal, 2021.
CONSTANTINO, M. et al. Econometric analysis of expenditure on research and development. Berlin: Lambert Academic Publishing, 2017.
CORRÊA, W. H. et al. “Inteligência emocional no ambiente escolar sob a ótica de Howard Gardner, Daniel Goleman e Reuven Bar-on”. Caderno Pedagógico, vol. 21, n. 9, 2024.
COEN, J. et al. “Body dissatisfaction and disordered eating symptoms in children’s daily life: Can parents protect against appearance comparison on social media?” Body Image, vol. 48, 2024.
DIAS-VIANA, J. L.; PORTO NORONHA, A. P. “Escala de Bem-Estar Subjetivo Escolar (EBESE): elaboração e validação de uma medida para avaliação educacional”. Ciências Psicológicas, vol. 15, n. 1, 2021.
DIENER, E.; RYAN, K. “Subjective well-being: A general overview”. South African Journal of Psychology, vol. 39, n. 4, 2009.
DIENER, E.; SUH, E. M.; LUCAS, R. E.; SMITH, H. E. “Subjective well-being: Three decades of progress”. Psychological Bulletin, vol. 125, n. 2, 1999.
ERIKSON, E. H. Identity: Youth and Crisis. New York: W. W. Norton and Company, 1968.
ERIKSON, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1976.
ERIKSON, E. Infância e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1987.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Editora ArtMed, 2021.
GARDNER, H. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1995.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.
HABSY, B. A. et al. “Teori Jean Piaget vs Lev Vygotsky em Perkembangan Anak di Kehidupan Bermasyarakat”. TSAQOFAH, vol. 4, n. 2, 2023.
HARRIGER, J. A. et al. “You can buy a child a curvy Barbie doll, but you can’t make her like it: Young girls’ beliefs about Barbie dolls with diverse shapes and sizes”. Body Image, vol. 30, 2019.
INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança a lógica do adolescente. São Paulo: Editora Pioneiras Sociais, 1976.
JAMOVI. “The jamovi Project - Jamovi Version 2.3”. Jamovi [2022]. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2024.
KANELLAKIS, S. et al. “Earlier age at menarche is associated with body fat and negative body image in adult life”. Behavioral Medicine, vol. 49, n. 2, 2023.
KOHLBERG, L. The Philosophy of Moral Development: Moral Stages and the Idea of Justice. San Francisco: Harper and Row, 1981.
LIMA, T. J. S.; SOUZA, L. E. C.; MODESTO, J. G. “Atitudes”. In: TORRES, A. R. R. et al. (orgs.). Psicologia social: temas e teorias. São Paulo: Editora Blucher, 2023.
LINARDON, J.; ANDERSON, C.; McCLURE, Z. “Body appreciation predicts better mental health and wellbeing: A short-term prospective study”. Body Image, vol. 45, 2023.
MATUD, M. P. et al. “Gender, psychological distress, and subjective well-being two years after the onset of the COVID-19 pandemic in Spain”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 40, n. 3, 2024.
MELO, C, G. “Crianças e adolescentes sujeitos de direito à luz da crítica marxista do direito”. Revista Katálysis, vol. 27, 2024.
NOGUEIRA, V. M. R. “Bem-Estar, bem-estar social ou qualidade de vida: a reconstrução de um conceito”. Semina: Ciências Humanas e Sociais, vol. 23, 2002.
OSTI, A.; TASSONI, E. C. M. “Afetividade percebida e sentida: representações de alunos do ensino fundamental”. Cadernos de Pesquisa, vol. 49, n. 174, 2019.
PIAGET, J. “Intelligence and Affectivity: Their Relationship During Child Development”. In: BROWN, T. A.; KAEGI, C. E. (eds.). The Development of Thought: Equilibration of Cognitive Structures. New York: Viking Press, 1981.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. São Paulo: Editora Forense Universitária, 2010.
PIAGET, J; INELDER, B. A Psicologia da criança. São Paulo: Editora Diffel, 2011.
POSSANI, T. et al. “Predictors of body appreciation in Brazilian girls aged from nine to 14 years”. Paidéia, vol. 34, 2024.
RAMALHO, R. B. A relação entre a satisfação com a vida e as emoções positivas e negativas numa amostra de adolescentes em Portugal (Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde). Covilhão: Universidade da Beira Interior, 2023.
SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Editora Companhia de Bolso, 2010.
SILVA, M. A. M.; DANZA, H. C. “Projeto de vida e identidade: articulações e implicações para a educação”. Educação Em Revista, vol. 38, 2022.
SILVA, M. C. Empoderamento social, autoeficácia, bem-estar e saúde mental de jovens infratores brasileiros institucionalizados (Tese de Doutorado em Ciências do Comportamento). Brasília: UnB, 2022.
SMOLAK, L. “Body image development in childhood”. In: CASH, T. F.; SMOLAK, L. (eds.). Body image: A handbook of science, practice, and prevention. New York: Guilford, 2011.
SOARES, G. G. “Sofrimento psíquico e adolescência: reflexões acerca dos sentidos atribuídos à adolescência”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 10, 2020.
SYED, M.; FISH, J. “Revisiting Erik Erikson's legacy on culture, race, and ethnicity”. Identity, vol. 18, n. 4, 2018.
TARTUCE, G. L. B. P.; SOUZA, L. B.; ALMEIDA, P. A. “Projeto de vida: como pesquisadores da área da Psicologia e da Educação abordam essa categoria?” Revista Eletrônica de Educação, vol. 17, 2023.
TEIXEIRA, M. O. et al. “Sentimentos de futuro e objetivos: um estudo com jovens infratores institucionalizados”. Anais do IV Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento – Desenvolvimento e Bem-estar nos Contextos de Trabalho e de Formação. Lisboa: Universidade do Algarve, 2021.