DESAFIOS DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS E ESTUDANTES SURDOS NAS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

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Samara Maria Sousa de Melo
Yara de Fátima Nascimento Andrade
Eduardo Gomes Onofre
Diana Sampaio Braga
Aline dos Santos de Maman

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal discutir dificuldades encontradas por tradutores intérpretes de Libras e estudantes surdos durante as aulas remotas em tempos de pandemia de Covid-19. Para tanto, baseamos na pesquisa qualitativa. Utilizamos como instrumento metodológico um questionário aberto criado no Google Forms. Participaram deste estudo dois educadores que são tradutores intérpretes de Libras e um estudante surdo. Esses educadores trabalham em escolas públicas nas cidades de Camutanga e Garanhuns. Referindo-se ao estudante surdo, ele está matriculado no ensino médio em uma escola pública na cidade de Sertânia. As referidas cidades estão situadas no estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. A coleta de dados foi realizada no mês de fevereiro e março de 2022. Utilizamos a análise de conteúdo como procedimento para compreender os dados coletados. Os resultados indicaram que tradutores intérpretes de Libras não estavam presentes em todas as atividades remotas; alguns estudantes surdos não tinham recursos tecnológicos para acompanhar as aulas remotas; aqueles surdos que tinham algum recurso tecnológico, não tinham uma boa conexão; e a mediação de familiares, no processo de ensino-aprendizagem nas aulas remotas, foram importantes para o aprendizado dos estudantes surdos. Portanto, as desigualdades sócias econômicas no Brasil dificultaram o processo de escolarização dos estudantes brasileiros, principalmente, aqueles que têm algum tipo de necessidade educacional especial, a exemplo dos estudantes surdos.

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Como Citar
MELO, S. M. S. de; ANDRADE, Y. de F. N.; ONOFRE, E. G.; BRAGA, D. S.; DE MAMAN, A. dos S. DESAFIOS DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS E ESTUDANTES SURDOS NAS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 481–494, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8080002. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1547. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios

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