O ENSINO REMOTO E PANDEMIA: SAÚDE MENTAL E VIVÊNCIAS SUBJETIVAS DOS ADOLESCENTES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vitoria Feitosa de Brito
Diana Sampaio Braga
Eduardo Gomes Onofre
Livânia Beltrão Tavares

Resumo

Uma das medidas adotadas para o enfrentamento da COVID-19 foi a suspensão das aulas presenciais e, com efeito, o fechamento provisório das instituições de ensino. Acredita-se que, embora necessárias, essas medidas ocasionaram impactos no desenvolvimento dos estudantes, trazendo prejuízos na aprendizagem e desencadeando efeitos psicológicos. Investigar as vivências subjetivas relacionadas ao ensino remoto, decorrente do isolamento social, assim como, suas implicações na saúde mental dos estudantes da educação básica, buscando identificar efeitos psicológicos como a presença de sintomatologia depressiva e ansiosa. Realizou-se um estudo descritivo, de natureza quantitativo-qualitativo por meio da aplicação de instrumentos como o Inventário de Depressão Infantil (CDI), o Inventário Beck de Avaliação da Ansiedade (BAI) e uma entrevista semiestruturada. Após a coleta de dados, utilizou-se do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) – versão 18.0. Os resultados foram avaliados através de análises paramétricas e não paramétricas. Os dados obtidos com as entrevistas foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Foi observado que houve um aumento nos níveis de ansiedade e depressão e um significativo impacto no processo de aprendizagem dos adolescentes. Nesse contexto, foi possível destacar determinadas variáveis relacionadas ao aparecimento de quadros de ansiedade e depressão, entre elas: o uso exacerbado de telas, alteração da rotina e qualidade do sono, ausência das interações sociais e ambiente inadequado de estudos. Os dados indicaram efeitos nocivos à saúde mental dos estudantes decorrentes da pandemia da COVID-19, posto que níveis preocupantes de ansiedade e depressão foram identificados em uma parte desta população. Além disso, conclui-se que é de suma importância prosseguir nos estudos da temática a fim de traçar estratégias para que os profissionais consigam compreender os fenômenos ocasionados pela pandemia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BRITO, V. F. de; BRAGA, D. S. .; ONOFRE, E. G.; TAVARES, L. B. O ENSINO REMOTO E PANDEMIA: SAÚDE MENTAL E VIVÊNCIAS SUBJETIVAS DOS ADOLESCENTES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 50, p. 464–487, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10719985. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3462. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ABJAUDE, S. A. R. et al. “Como as mídias sociais influenciam na saúde mental?”. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, vol. 16, n. 1, 2020.

ANDRADE, B. M. et al. “Os fatores associados à relação entre tempo de tela e aumento de ansiedade em crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa”. Research, Society and Development, vol. 11, n. 8, 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2011.

BECK, A. T.; STEER R. A. Beck Depression Inventory Manual. San Antônio: Psychological Corporation, 1993.

BEHAR, P. A. “O ensino remoto emergencial e a educação a distância”. Portal Eletrônico da UFRGS [2020]. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

BRASIL. Despacho MEC s/n, de 8 de julho de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 11, de 07 de julho de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

BRASIL. Portaria n. 345, de 19 de março de 2020. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

BRASIL. Portaria n. 544, de 16 de junho de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.

BRASIL. Retificação Parecer CNE/CP n. 11, de 15 de junho de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024

CARVALHO, M. E. P. “Escola como extensão da família ou como extensão da escola? O dever de casa e as relações família-escola”. Revista Brasileira de Educação, n. 25, 2004.

CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Pesquisa analisa estratégias de ensino remoto de secretarias de educação durante a covid-19. São Paulo: CIEB, 2020. Disponível em: . Acesso em: 26/08/2023.

CIPRIANO, J. A.; ALMEIDA, L. C. “Educação em tempos de pandemia: análises e implicações na saúde mental do professor e aluno”. Anais do VII Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Editora Realize, 2020.

COELHO, A. P. S. “Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID - 19: experiência de um programa de assistência estudantil”. Revista Research, Society and Development, vol. 9, n. 9, 2020.

COHEN, Z. P. et al. “The Impact of COVID-19 on Adolescent Mental Health: Preliminary Findings From a Longitudinal Sample of Healthy and At-Risk Adolescents”. Frontiers in Pediatrics, vol. 9, 2021.

COUTINHO, M. P. L. et al. “Inventário de Depressão Infantil CDI evidências de validade de construto e consistência interna”. Revista Avaliação Psicológica, vol. 7, n. 3, 2008.

CRUVINEL, M.; BORUCHOVICT, E.; SANTOS, A. A. “Inventário de Depressão Infantil: análise dos parâmetros psicométricos”. Revista de Psicologia, vol. 20, n. 2, 2008.

CUCHEDZA, A. D. et al. “What does art know about (with) mathematics? Visualities that overflow in a group of students in initial training”. Revista Educação Matemática Pesquisa, vol. 25, n. 1, 2023.

CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. “O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação”. Revista Com Censo, vol. 7, n. 3, 2020.

DOLABELLA, A. C. et al. “Desafios do Ensino Remoto Emergencial”. Anais do Congresso Nacional Universidade, EaD e Software. Belo Horizonte: UFMG, 2021.

FIGUEIREDO, C. S. et al. “COVID-19 pandemic impact on children and adolescents’ mental health: Biological, environmental, and social factors”. Progress in Neuropsychopharmacology and Biological Psychiatry, vol. 106, 2021.

FOGAÇA, P. C.; AROSSI, G. A.; HIRDES, A. “Impacto do isolamento social ocasionado pela pandemia COVID- 19 sobre a saúde mental da população em geral: Uma revisão integrativa”. Review Research, Society and Development, vol. 10, n. 4, 2021.

FRANCO, O. C. M. Práticas familiares em relação ao dever de casa: um estudo junto às camadas médias de Belo Horizonte (Dissertação de Mestrado em Educação). Belo Horizonte: UFMG, 2002.

GIARETTA, G. G. et al. “Evaluation of the benefits and risks of the vegetarian diet: update on the topic versus common sense in times of post-truths”. In: SILVA NETO, B. R. Prevenção e Promoção de Saúde. Ponta Grossa: Editora Atena, 2019.

GOMES, V. T. S. et al. “A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 44, n. 4, 2020.

GOUVEIA, V. V. et al. “Inventário de Depressão Infantil - CDI: Estudo de Adaptação com Escolares de João Pessoa”. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol. 44, n. 7, 1995.

KOVACS, M. The Children's Depression Inventory: A self-rated depression scale for school age youngsters. Pittsburg: University of Pittsburgh, 1983.

LEMOS, L. M. R.; SARLO, A. L. S. “Efeitos da alfabetização aplicada no ensino remoto durante a pandemia de covid-19: uma revisão literária”. Revista Eletrônica Acervo Saúde, vol. 13, n. 2, 2020.

LENHARDTK, G.; CALVETTI, P. Ü. “Quando a ansiedade vira doença? Como tratar transtornos ansiosos sob a perspectiva cognitivo comportamental”. Aletheia, vol. 50, n. 1, 2017.

MACÊDO JÚNIOR, A. M. et al. “O discurso negacionista no desgoverno Bolsonaro como “influenciador” da mortalidade por COVID 19: Um paralelo entre a biopolítica e a necropolítica”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 45, 2023.

MARTINS, D. I. B. Depressão e Satisfação de vida em Crianças e Adolescentes Institucionalizados e Não Institucionalizados: Estudo comparativo (Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde). Covilhã: UBI, 2012.

MÉDICI, M. S. et al. “Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus”. Revista Thema, vol. 18, 2020.

MELO, S. M. S. et al. “Desafios de tradutores intérpretes de libras e estudantes surdos nas aulas remotas em tempos de pandemia”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.

MORAES, C. L. O adolescente e seus relacionamentos entre iguais no cenário da covid-19 (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Psicologia). Caxias do Sul: UCS, 2022.

PACE, A. B. L. Investigação dos níveis de ansiedade, estresse e depressão e sua associação com lócus de controle e senso de coerência entre alunos de graduação em Odontologia. Piracicaba: Unicamp, 2013.

PETERLE, C. F. “Problemas emocionais e comportamentais em adolescentes no contexto da COVID-19: um estudo de método misto”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 30, 2022.

SANTOS, G. M. R.; SILVA, M. E.; BELMONTE, B. R. “COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários”. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, n. 21, 2021.

SANTOS, J. R.; ZABOROSKI, E. “Ensino remoto e pandemia covid-19: desafios e oportunidades de alunos e professores”. Revista Interacções, n. 55, 2020.

SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria. Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital. Rio de Janeiro: SBP, 2016.

SCARPELLINI, F. et al. “Distance learning in Italian primary and middle school children during the COVID-19 pandemic: a national survey”. BMC Public Health, vol. 21, n. 1, 2021.

SILVA, A. L.; FERREIRA, N. G. B. “Fique em casa: saúde, política e economia no centro da pandemia”. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, vol. 19, n. 55, 2020.

SILVA, S. M.; ROSA, A. R. “O impacto do covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção”. Revista Prâksis, n. 2, 2021.

TEMPLE, J. R. et al. “The Impact of the COVID-19 Pandemic on Adolescent Mental Health and Substance Use”. Journal Adolescent Health, vol. 71, 2022.

THORISDOTTI, I. E. et al. “Effect of the COVID-19 pandemic on adolescent mental health and substance use up to March, 2022, in Iceland: a repeated, cross-sectional, population-based study”. The Lancet Child and Adolescent Health, vol. 7, 2023.

VASQUEZ, D. A. et al. “Vida em Escola e a saúde mental dos estudantes de escolas públicas durante a pandemia de Covid-19”. Saúde Debate, vol. 46, n. 133, 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)