DESAFIOS DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS E ESTUDANTES SURDOS NAS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Contenido principal del artículo

Samara Maria Sousa de Melo
Yara de Fátima Nascimento Andrade
Eduardo Gomes Onofre
Diana Sampaio Braga
Aline dos Santos de Maman

Resumen

O presente estudo tem como objetivo principal discutir dificuldades encontradas por tradutores intérpretes de Libras e estudantes surdos durante as aulas remotas em tempos de pandemia de Covid-19. Para tanto, baseamos na pesquisa qualitativa. Utilizamos como instrumento metodológico um questionário aberto criado no Google Forms. Participaram deste estudo dois educadores que são tradutores intérpretes de Libras e um estudante surdo. Esses educadores trabalham em escolas públicas nas cidades de Camutanga e Garanhuns. Referindo-se ao estudante surdo, ele está matriculado no ensino médio em uma escola pública na cidade de Sertânia. As referidas cidades estão situadas no estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. A coleta de dados foi realizada no mês de fevereiro e março de 2022. Utilizamos a análise de conteúdo como procedimento para compreender os dados coletados. Os resultados indicaram que tradutores intérpretes de Libras não estavam presentes em todas as atividades remotas; alguns estudantes surdos não tinham recursos tecnológicos para acompanhar as aulas remotas; aqueles surdos que tinham algum recurso tecnológico, não tinham uma boa conexão; e a mediação de familiares, no processo de ensino-aprendizagem nas aulas remotas, foram importantes para o aprendizado dos estudantes surdos. Portanto, as desigualdades sócias econômicas no Brasil dificultaram o processo de escolarização dos estudantes brasileiros, principalmente, aqueles que têm algum tipo de necessidade educacional especial, a exemplo dos estudantes surdos.

Detalles del artículo

Cómo citar
MELO, S. M. S. de; ANDRADE, Y. de F. N.; ONOFRE, E. G.; BRAGA, D. S.; DE MAMAN, A. dos S. DESAFIOS DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS E ESTUDANTES SURDOS NAS AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 481–494, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8080002. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1547. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

ANDRADE, R. C.; MARIANO, D. P. S. “Reflexões acerca do ensino remoto e sua inclusão na educação pública”. In: LACERDA, T. E.; GRECO JUNIOR, R. (orgs.). Educação remota em tempos de pandemia: ensinar, aprender e ressignificar a educação. Curitiba: Editora Bagai, 2021.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.

BRASIL. Decreto n. 5626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Planalto, 2005. Disponível em: . Acesso em: 23/06/2023.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Planalto, 2002. Disponível em: . Acesso em: 23/06/2023.

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23/06/2023.

CORRÊA, A. M. S.; SILVA, E. K. S.; SILVA, E. D. “Recursos didáticos para o ensino de surdos em classes inclusivas”. Revista Educação Inclusiva, vol. 6, n. 2, 2021

COSTA, D.; ARAÚJO, G. C. C.; FARIAS, A. L. “Explorando evidências em publicações que relatam os desafios acerca do ensino à distância para alunos surdos em tempos de Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

FERNÁNDEZ, V. H.; CALDERÓN, M. V. P. Lectores sordos bilíngues: um logro posible. Santiago: RIL Editores, 2017

GALINDO NETO, N. M. et al. “Technologies for health education for the deaf: integrative review”. Texto e Contexto – Enfermagem, vol. 28, 2019.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

OLIVEIRA, M. Q.; FIGUEIREDO, F. J. Q. “Uma educação dos surdos no Brasil: um percurso histórico e novas perspectiva”. Revista Sinalizar, vol. 2, n. 2, 2017.

PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L. H. C. “A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações”. Observatório Socioeconômico da Covid-19 [2020] Disponível em: . Acesso em: 10/06/2023.

PERLIN, G.; STROBEL, K. Fundamentos da Educação para Surdos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

PICANÇO, L. T.; ANDRADE NETO, A. S.; GELLER, M. “Desafios, adversidades e lições para o ensino de Física para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19”. Revista Educação Especial, vol. 36, 2023.

POKER, R. B. Abordagens de ensino na educação da pessoa com surdez. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

PORTO, S. B. N. “A pandemia e a “in” sustentabilidade da inclusão/exclusão: a libras em foco na UFCG”. Revista Educação Inclusiva, vol. 07, n. 2, 2022.

QUADROS, R. O tradutor intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília: SEESP, 2004.

RÊGO, K. K. A. et al. “Educação em formato remoto: estratégias de ensino utilizadas por professores surdos da UEPB”. Revista E-Mosaicos, vol. 10, n. 21, 2021.

SANTANA, A. P. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurológicas. São Paulo: Editora Plexus, 2007.

SENA, L. S.; SERRA, I. M. R. S.; SCHLEMMER, E. “Technological resources for the bilingual education of deaf students”. Educação e Realidade, vol. 48, 2023.

SILVA JÚNIOR, et al. “Tecnologia assistiva: a importância na formação de alunos com deficiência”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 41, 2023.

SZURMUK, M.; IRWIN, M. Diccionario de Estudios Culturales Latinoamericanos. México: Siglo XXI Editores, 2009.

TAVARES, F. R.; SANTIAGO, Z. M. A.; ONOFRE, E. G. “Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: práticas inclusivas da professora e do intérprete”. Revista Inclusiones, vol. 8, 2001.

VERCELLI, L. C. A. “Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação”. Revista @mbienteeducação, vol. 13, n. 2, 2020.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Editora Bookman, 2001.

Artículos más leídos del mismo autor/a