TECNOLOGIA ASSISTIVA: A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ronaldo Silva Júnior
Geiziane Fonseca Lopes
Vanessa Durans Silva
Jully Hellen dos Santos Carvalho

Resumo

Este artigo traz reflexões de como os recursos de Tecnologia Assistiva contribuem na formação dos alunos com deficiência, e entende-se que é necessário a discussão sobre a temática.  Neste sentido, a presente pesquisa traçou o seguinte objetivo de analisar as contribuições das tecnologias assistivas no processo de formação da pessoa com deficiência. A metodologia é qualitativa, de natureza descritiva e bibliográfica, uma vez que, objetiva apontar conhecimentos publicados na literatura sobre as Tecnologias Assistivas (TA) que contribuíram para o desenvolvimento e formação das pessoas com deficiência. Observa-se que, estamos vivenciando um contexto de grandes avanços e profundas transformações, onde as Tecnologias Assistivas surgem como um instrumento importante que cria novas possibilidades de autonomia aos alunos com deficiência. A tecnologia Assistiva surge como uma prática inclusiva, que pode contribuir significativamente para a formação desses alunos e para sua inserção no ambiente escolar. Também fazem necessários nesta temática para dar continuidade às discussões, bem como a oferta de recursos tecnológicos necessários para serem utilizados de acordo com as especificidades dos discentes no sentido de não somente oportunizar a sua disponibilização, mas que também estimulem a fiscalização de modo a garantir a sua utilização para contribuir no processo de ensino aprendizagem dos mesmos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SILVA JÚNIOR, R. .; LOPES, G. F.; SILVA, V. D.; CARVALHO, J. H. dos S. TECNOLOGIA ASSISTIVA: A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 248–260, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7927443. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1326. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARBOSA, R. A. “Tecnologia assistiva e inclusão escolar: uma revisão narrativa”. Revista Científica da Associação Brasileira de Educação Especial, vol. 18, n. 2, 2020.

BATISTA, R. S. “Tecnologia assistiva na educação: uma revisão sistemática”. Revista Tecnologia, Gestão e Desenvolvimento, vol. 9, n. 2, 2019.

BERTOLINI, G. R. F. et al. “Tecnologia Assistiva e Políticas Públicas no Brasil: Uma Revisão de Literatura”. Assistive Technology Research Series, vol. 43, 2018.

BORGES, L. F. “Tecnologia assistiva e inclusão escolar: possibilidades e desafios”. Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, vol. 3, n. 2, 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Tecnologia Assistiva. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2021. Disponível em: . Acesso em: 10/05/2023.

GALVÃO FILHO, T. A. “A construção do conceito de Tecnologia Assistiva: alguns novos interrogantes e desafios”. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, vol. 2, n. 1, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

HASSAN, T.; WU, T. “The use of assistive technology to enhance inclusive education for students with disabilities: A systematic review of research from 2001 to 2019”. International Journal of Inclusive Education, vol. 24, n. 5, 2020.

LAUAND, M. R.; MENDES, I. A. “O uso de blogs na educação: um estudo de caso. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza: SBC, 2008.

LIGHT, J. et al. “Assistive Technology and Inclusion in Education: A Critical Review”. International Journal of Disability, Development and Education, vol. 67, n. 2, 2020.

MARTINS, E. M. et al. “Tecnologia Assistiva no Brasil: políticas públicas e desafios”. Procedia Computer Science, vol. 164, 2019.

MAZZONI, L. T. “Tecnologia assistiva na educação: uma revisão sistemática integrativa”. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, vol. 8, n. 1, 2020.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

NASCIMENTO, A. M. “Tecnologia assistiva e inclusão escolar: um estudo de caso”. Revista Tecnologia, Inovação e Educação, vol. 2, n. 2, 2021.

NASCIMENTO, J. B. et al. “Tecnologia assistiva: uma revisão histórica”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 24, n. 1, 2018.

OLIVEIRA, A. C. “Tecnologia assistiva e inclusão escolar: uma revisão integrativa”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 26, n. 2, 2020.

PEREIRA, S. R. S.; FRONZA, V. Tecnologias Assistivas e Inclusão Digital. São Paulo: Editora Novas Edições Acadêmicas, 2019.

SANTOS, A. C. “Tecnologia assistiva e inclusão escolar: um estudo de revisão sistemática”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 27, n. 1, 2021.

SANTOS, A. C.; RODRIGUES, J. A. “Inclusão escolar: reflexões sobre equidade e diversidade”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 25, n. 1, 2019.

SANTOS, M. F. P.; FREIRE, D. R. O. “Tecnologia assistiva no contexto escolar: uma revisão integrativa”. Revista Educação Especial, vol. 33, n. 67, 2020.

SHPIGELMAN, C. N. et al. “The current status and potential of assistive technology to enhance inclusive education for children with disabilities: A systematic review”. Education and Information Technologies, vol. 25, n. 6, 2020.

SILVA, L. S. “Tecnologia assistiva como recurso na educação inclusiva”. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, vol. 6, n. 1, 2019.

TRUZZI, O. M. et al. “Tecnologias Assistivas e Inclusão: Mapeamento dos Estudos na Base de Dados Scopus”. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 24, n. 3, 2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)