PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DO URUGUAI
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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o padrão de especialização das exportações do Uruguai no período 2005 a 2018. Especificamente, pretende-se analisar o padrão de especialização das exportações uruguaias, a composição da pauta exportadora e os principais parceiros comerciais. Para tal, foram empregados três indicadores de competitividade: Taxa de Cobertura das importações (TC), Índice de Comércio Intraindústria (CII) e Índice de Concentração Setorial das Exportações (ICS). Os dados foram coletados a partir do United Nations International Trade Statistics Database (UN Comtrade). A partir dos indicadores analisados, sugere-se que o padrão de comércio internacional uruguaio é baseado em vantagens comparativas identificadas nos setores produtores de produtos básicos ou manufaturados de base agrícola, com destaque para carnes, produtos lácteos e madeiras pouco processadas. Da mesma forma, o comércio intraindustrial uruguaio se restringe aos setores de baixa intensidade tecnológica. Assim, pode-se caracterizar a pauta de exportações uruguaias como pouco diversificada e sofisticada, correspondendo ao papel de produtor e exportador de alimentos e matérias-primas na divisão internacional do trabalho.
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