CLUSTERS COMERCIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

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Geovana Gabriela Bardesio Viera
Mygre Lopes da Silva
Paulo Vanderlei Cassanego Junior
Gabriela Cappellari

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o atual estado da arte da produção acadêmica sobre clusters comerciais. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a partir do conteúdo disponível nas plataformas Scopus e Web Of Science. Foram empregadas as strings de busca “retail business cluster” ou “retail cluster”. Fez-se uso dos softwares HistCite, VOSviewer e Iramuteq para dar apoio às análises. O corpus da pesquisa foi composto por 12 artigos, publicados a partir de 2015. Pode-se destacar que há interesse recente pelo tema, devido ao crescimento das publicações a partir de 2021. Não se constata núcleo de pesquisadores e de periódicos sobre o tema, conforme as Leis de Lotka e de Bradford. No geral, a literatura sobre clusters comerciais concentra-se em duas principais vertentes: o local comercial e o consumidor. A primeira abordagem refere-se às questões territoriais, tais como a decisão de localização das lojas, e a segunda trata dos estudos sobre o comportamento do consumidor e de segmentação de mercado. Desta forma, pode-se concluir que a produção científica sobre clusters comerciais é incipiente, tema que pode compor uma agenda de pesquisa promissora.

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Como Citar
VIERA, G. G. B.; SILVA, M. L. da; CASSANEGO JUNIOR, P. V.; CAPPELLARI, G. CLUSTERS COMERCIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 48, p. 93–112, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10368888. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2769. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos

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