FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO SEXUAL: O RETRATO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS

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Ana Paula Cler Mendel
Jean Carlos Miranda

Resumen

A abordagem de temas relacionados à Educação Sexual nas escolas tem se tornado, recentemente, um grande desafio para professores e demais profissionais da Educação. Dentre as questões envolvidas nessa problemática, destacam-se os tabus que permeiam a Educação Sexual, a influência de grupos conservadores e religiosos, e a ausência de diálogo nas famílias que, associados à uma formação de professores deficitária, dificultam a abordagem de questões relacionadas à temática no ambiente escolar. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a realidade do curso de licenciatura em Ciências Naturais (Ênfase em Biologia), do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), no que tange a abordagem da Educação Sexual nas disciplinas que compõem o currículo, de forma a identificar as que abordam questões pertinentes à temática, além de conhecer as opiniões e percepções dos licenciandos do curso sobre aspectos à ela relacionados, bem como a maneira como é abordada durante a graduação, de forma a identificar possíveis lacunas existentes em seu processo formativo. Para tal, foi realizada, por meio de documentos oficiais do curso, uma análise dos objetivos e ementas de todas as disciplinas que compõem o currículo. A coleta de dados dos licenciandos se deu por meio da aplicação de um questionário, composto por 13 questões, criado no Google Forms, distribuído por meio de e-mail institucional e aplicativos de mensagens, o qual obteve 56 respostas. A análise dos objetivos e ementas das disciplinas identificou que apenas duas: Anatomia e Fisiologia Humana (obrigatória) e Diversidade Cultural, Gênero e Sexualidade (optativa) abordam temas ligados à Educação Sexual. Dentre os dados acerca das opiniões e percepções dos licenciandos sobre a Educação Sexual, destaca-se que aproximadamente 70% deles consideraram que não receberam, por meio das disciplinas oferecidas na graduação, uma formação que lhes dê segurança e ferramentas para trabalhar a temática em sala de aula. A necessidade de criação/implementação de uma disciplina que trabalhe especificamente temas relacionados à Educação Sexual foi apontada por 96,4% dos licenciandos participantes da pesquisa. A fim de atender a essa demanda, é proposta a criação da disciplina Tópicos em Educação Sexual, de forma a contribuir para uma melhor formação inicial desses futuros professores.

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Cómo citar
MENDEL, A. P. C.; MIRANDA, J. C. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO SEXUAL: O RETRATO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 38, p. 216–248, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7684817. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/939. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Artículos

Citas

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