O NEGACIONISMO COMO ARTEFATO DA PÓS-VERDADE: BOLSONARO, A PANDEMIA E A EDUCAÇÃO

Contenido principal del artículo

Robson Lima de Arruda

Resumen

O presente artigo discute o negacionismo como um dos artefatos da pós-verdade. Para isso, parte de uma postagem da página Quebrando o Tabu, contendo algumas expressões ditas pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante momentos distintos em que a pandemia do novo Coronavírus se alastrou pelo país, fazendo vítimas fatais. Nesse sentido, relaciona os discursos do Presidente com a perspectiva teórica de autores que pesquisam sobre pós-verdade, negacionismo e desinformação. Com base em Morin (2002, 2015) e Freire (1967, 2020), argumenta que a educação, enquanto ferramenta de conscientização, deve combater à opressão e eliminar cegueiras do conhecimento. 

Detalles del artículo

Cómo citar
LIMA DE ARRUDA, R. O NEGACIONISMO COMO ARTEFATO DA PÓS-VERDADE: BOLSONARO, A PANDEMIA E A EDUCAÇÃO. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 15, p. 81–93, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4587656. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/259. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artículos

Citas

ABU-FADIL, M. “Combate à desinformação e à informação incorreta por meio da alfabetização midiática e informacional (AMI)”. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (orgs.). Jornalismo, Fake-News e Desinformação: Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Paris: UNESCO, 2019.

AJZENMAN, N.; CAVALCANTI, T.; DA MATA, D. “More Than Words: Leaders’ Speech and Risky Behavior during a Pandemic”. SSRN [22/04/2020]. Disponível em: <https://papers.ssrn.com> Acesso em: 25/01/2021.

BERCKMEYER, F. “A mentira da pós-verdade”. Revista Uno: Desenvolvendo Ideias, n. 27, março, 2017. Disponível em: <https://www.revista-uno.com.br>. Acesso em: 20/01/2021.

CERIONI, C. “Palavras importam: estudo revela como Bolsonaro prejudicou isolamento”. Exame [01/05/2020]. Disponível em: <https://exame.com>. Acesso em: 26/01/2021.

CESARINO, L. “Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil”. Internet & Sociedade, n. 1, vol. 1, 2020.

CESARINO, L. Populismo digital: roteiro inicial para um conceito, a partir de um estudo de caso da campanha eleitoral de 2018 (Parte I: metodologia e teoria). Academia [2018]. Disponível em: <https://www.academia.edu>. Acesso em: 25/01/2021.

FERNANDES, C. M.; OLIVEIRA, L. A., et al. “A pós-verdade em tempos de Covid-19: o negacionismo no discurso do governo no Instagram”. Liinc em Revista, vol. 16, n. 2, 2020.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

MANTZARLIS, A. “Verificação dos fatos”. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (orgs.). Jornalismo, Fake-News e Desinformação: Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Paris: UNESCO, 2019.

MEDEIROS, A. “Os perigos da indiferença à verdade”. Revista Uno: Desenvolvendo Ideias, n. 27, março, 2017. Disponível em: <https://www.revista-uno.com.br>. Acesso em: 20/01/2021.

MEDRÁN, A. “No reino da pós-verdade, a irrelevância é o castigo”. Revista Uno: Desenvolvendo Ideias, n. 27, março, 2017. Disponível em: <https://www.revista-uno.com.br>. Acesso em: 20/01/2021.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

NEHER, C. “O negacionismo histórico como arma política”. Deutsche Welle [03/04/2019]. Disponível em: < www.dw.com/pt-br>. Acesso em: 25/01/2021.

PINHEIRO, M. M. K.; BRITO, V. P. “Em busca do significado da desinformação”. DataGramaZero, vol. 15, n. 6, 2014.

ROSALES, F. “Pós-verdade: uma nova forma de mentira”. Revista Uno: Desenvolvendo Ideias, n. 27, março, 2017. Disponível em: <https://www.revista-uno.com.br>. Acesso em: 20/01/2021.

SEIXAS, R. “A retórica da pós-verdade: o problema das convicções”. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, n. 18, abril, 2019.

WEFFORT, F. C. “Educação e Política: reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da liberdade”. In: FREIRE, P. (org.). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.