O NEGACIONISMO COMO ARTEFATO DA PÓS-VERDADE: BOLSONARO, A PANDEMIA E A EDUCAÇÃO
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo discute o negacionismo como um dos artefatos da pós-verdade. Para isso, parte de uma postagem da página Quebrando o Tabu, contendo algumas expressões ditas pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante momentos distintos em que a pandemia do novo Coronavírus se alastrou pelo país, fazendo vítimas fatais. Nesse sentido, relaciona os discursos do Presidente com a perspectiva teórica de autores que pesquisam sobre pós-verdade, negacionismo e desinformação. Com base em Morin (2002, 2015) e Freire (1967, 2020), argumenta que a educação, enquanto ferramenta de conscientização, deve combater à opressão e eliminar cegueiras do conhecimento.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ABU-FADIL, M. “Combate à desinformação e à informação incorreta por meio da alfabetização midiática e informacional (AMI)”. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (orgs.). Jornalismo, Fake-News e Desinformação: Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Paris: UNESCO, 2019.
AJZENMAN, N.; CAVALCANTI, T.; DA MATA, D. “More Than Words: Leaders’ Speech and Risky Behavior during a Pandemic”. SSRN [22/04/2020]. Disponível em: <https://papers.ssrn.com> Acesso em: 25/01/2021.
BERCKMEYER, F. “A mentira da pós-verdade”. Revista Uno: Desenvolvendo Ideias, n. 27, março, 2017. Disponível em: <https://www.revista-uno.com.br>. Acesso em: 20/01/2021.
CERIONI, C. “Palavras importam: estudo revela como Bolsonaro prejudicou isolamento”. Exame [01/05/2020]. Disponível em: <https://exame.com>. Acesso em: 26/01/2021.
CESARINO, L. “Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil”. Internet & Sociedade, n. 1, vol. 1, 2020.
CESARINO, L. Populismo digital: roteiro inicial para um conceito, a partir de um estudo de caso da campanha eleitoral de 2018 (Parte I: metodologia e teoria). Academia [2018]. Disponível em: <https://www.academia.edu>. Acesso em: 25/01/2021.
FERNANDES, C. M.; OLIVEIRA, L. A., et al. “A pós-verdade em tempos de Covid-19: o negacionismo no discurso do governo no Instagram”. Liinc em Revista, vol. 16, n. 2, 2020.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
MANTZARLIS, A. “Verificação dos fatos”. In: IRETON, C.; POSETTI, J. (orgs.). Jornalismo, Fake-News e Desinformação: Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Paris: UNESCO, 2019.
MEDEIROS, A. “Os perigos da indiferença à verdade”. Revista Uno: Desenvolvendo Ideias, n. 27, março, 2017. Disponível em: <https://www.revista-uno.com.br>. Acesso em: 20/01/2021.
MEDRÁN, A. “No reino da pós-verdade, a irrelevância é o castigo”. Revista Uno: Desenvolvendo Ideias, n. 27, março, 2017. Disponível em: <https://www.revista-uno.com.br>. Acesso em: 20/01/2021.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
NEHER, C. “O negacionismo histórico como arma política”. Deutsche Welle [03/04/2019]. Disponível em: < www.dw.com/pt-br>. Acesso em: 25/01/2021.
PINHEIRO, M. M. K.; BRITO, V. P. “Em busca do significado da desinformação”. DataGramaZero, vol. 15, n. 6, 2014.
ROSALES, F. “Pós-verdade: uma nova forma de mentira”. Revista Uno: Desenvolvendo Ideias, n. 27, março, 2017. Disponível em: <https://www.revista-uno.com.br>. Acesso em: 20/01/2021.
SEIXAS, R. “A retórica da pós-verdade: o problema das convicções”. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, n. 18, abril, 2019.
WEFFORT, F. C. “Educação e Política: reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da liberdade”. In: FREIRE, P. (org.). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.