A PERSPECTIVA DE DOCENTES SOBRE O INTERESSE DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

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Wesley Gomes Feitosa
Rossano André Dal-Farra

Resumen

Diante da célere transformação pela qual passa o mundo laboral contemporâneo, uma das preocupações na área tecnológica e na educação está centrada na formação de profissionais capazes de atuar nas áreas de engenharia e tecnologia. Considerando a intrínseca complexidade enfrentada nos desafios educacionais contemporâneos envolvendo múltiplas questões de ordem individual, socioeconômica e pedagógica, tem sido proposta a realização de práticas pedagógicas articuladoras dos âmbitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Diante de tais premissas, foi realizado um estudo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola com exposições dialogadas e debates a respeito da busca da formação profissional em engenharia e tecnologia. Esse processo foi acompanhado pelos professores de Ciências da Natureza e Matemática da escola. Neste contexto, foi realizado um processo investigativo com a aplicação de questionários com os professores para que avaliassem o trabalho realizado com os estudantes. As respostas foram cotejadas com as observações do diário de campo e examinadas com a Análise de Discurso, abordagem qualitativa que, na perspectiva adotada nesta investigação, visa compreender o contexto histórico e social no qual o discurso é produzido no que tange às potencialidades discentes para a formação de futuros profissionais. Com base nos resultados, foi possível compreender o olhar docente sobre a abordagem STEM, indicando que, embora os professores não conhecessem o acrônimo, havia amplas e promissoras condições de implantar ações educacionais desta natureza na escola, especialmente pela construção de práticas educativas semelhantes às realizadas por esta pesquisa, por despertar um maior interesse pela engenharia e pela tecnologia a partir do maior conhecimento das competências necessárias para a atuação nas profissões supracitadas. 

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Cómo citar
FEITOSA, W. G. .; DAL-FARRA, R. A. A PERSPECTIVA DE DOCENTES SOBRE O INTERESSE DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA . Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 412–434, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8352413. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2127. Acesso em: 21 dic. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

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