A PESQUISA COMO PRÁTICA EDUCATIVA: TABAGISMO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
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Resumo
O avanço das tecnologias de informação e comunicação na contemporaneidade contribui decisivamente para a construção de práticas educativas centradas nas metodologias ativas. Neste contexto, a acessibilidade à informação na internet proporciona a realização de pesquisas aprofundadas a respeito de temas cruciais, tais como o tabagismo e a educação em saúde em seus mais amplos domínios. Com base em tais premissas, o presente estudo teve como objetivo acompanhar e analisar práticas de pesquisa realizadas por estudantes a respeito destas temáticas. Neste contexto, alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental realizaram atividades envolvendo revisão de literatura, coleta de dados com questionários e apresentação dos resultados para a turma. O processo investigativo dos estudantes foi acompanhado ao longo do ano letivo com a aplicação de questionários e observações no diário de campo da pesquisa. Os dados qualitativos foram examinados com a Análise de Conteúdo, e os quantitativos com a Estatística Descritiva e Inferencial. A perspectiva teórica conceitual está inscrita nos domínios conceituais de saúde oriundos dos documentos internacionais a respeito da saúde e da qualidade de vida, além dos pressupostos emanados das teorias vinculadas às metodologias ativas. Durante o processo, os estudantes demonstraram expressiva melhoria em suas habilidades de pesquisa, expandindo seu entendimento sobre temas como saúde e qualidade de vida, principalmente em relação aos diferentes sistemas do organismo. Além disso, a realização de pesquisas com a comunidade local contribuiu para o desenvolvimento de competências em análise de dados e compreensão da importância de diferentes aspectos relacionados à saúde e bem-estar, além de demonstrar as possibilidades da realização da pesquisa como prática educativa no Ensino Fundamental. Com base em tais resultados, a construção de ações voltadas para a pesquisa como prática educativa se constitui em processo de grande contribuição para a aprendizagem dos estudantes, especialmente em relação às temáticas cruciais que envolvem a vida da comunidade.
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