ASPECTOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NO ESTADO DE RORAIMA
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente estudo surge em continuidade das pesquisas especializadas no público infanto juvenil, a aplicação Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e o contexto de sua ocorrência no estado de Roraima, local de tríplice fronteira (Guiana, Venezuela e Brasil), localizado no extremo norte do Brasil, diante o atual cenário de violência sistêmica no país o qual atinge crianças e jovens. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é a realização do perfilamento das crianças e adolescentes vítimas de violência no estado de Roraima através de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quali-quantitativa.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
DATASUS – Departamento de Informática do SUS. Informações de Saúde (TABNET) (Base de dados). Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Panorama: Roraima (Base de dados). Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
LIMA, V. “Proporcionalmente, Roraima tem a maior população indígena do país”. G1-RR [28/04/2013]. Disponível em: <https://g1.globo.com/rr/roraima>. Acesso em: 12/05/2020.
OLIVEIRA, V. “Roraima foi o estado com maior taxa de mulheres assassinadas em 2018.” G1-RR [08/03/2019]. Disponível em: <https://g1.globo.com/rr/roraima>. Acesso em: 29/04/2020.
SENHORAS, C. A.B. M. “Dimensionamento da violência contra a criança e o adolescente no Brasil”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 1, 2020.