CONTABILIDADE INCLUSIVA: DIDÁTICA VISUAL E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA BARREIRA DE APRENDIZAGEM

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José Antonio Marcelino
Gina Morales-Acosta

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever as possíveis estratégias didáticas inclusivas no ensino de contabilidade para alunos com diversidade Surda no ensino superior. Foi utilizada a metodologia do tipo qualitativa, exploratória, a partir de revisão bibliográfica em contextos universitários que promoveram a inclusão de alunos com diversidade surda para o ensino da contabilidade. A proposta deste estudo se motivou principalmente pelo aumento do número de alunos Surdos no ensino superior, no curso de Ciências Contábeis, e pelo número reduzido de pesquisas voltadas ao assunto, bem como a pela falta de estratégias didáticas visuais e sinais-termos da área, cuja falta traz grandes problemas de aprendizagem dos conteúdos e dificuldade de comunicação. Diante desta perspectiva, concluímos que a utilização da didática visual e do desenho universal para a aprendizagem atrelada à língua materna do aluno Surdo auxilia no processo de aprendizagem. Percebe-se que são indispensáveis avanços na pedagogia visual e no desenvolvimento de adequações comunicativas do vocabulário pedagógico básico para o ensino da contabilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

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Como Citar
MARCELINO, J. A.; MORALES-ACOSTA, G. V. CONTABILIDADE INCLUSIVA: DIDÁTICA VISUAL E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA BARREIRA DE APRENDIZAGEM. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 15, p. 142–154, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4615291. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/261. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gina Morales-Acosta, Universidad de Antofagasta

Fonoaudióloga. Doctora en Ciencias de la Educación mención Intercultural. Docente e Investigadora de la Facultad de Ciencias de la Salud. Universidad de Antofagasta, Chile. Directora del Laboratorio Virtual de Comunicación y Lenguaje del programa de Iniciación a la investigación - (DE No. 1/19). Colaboradora do Grupo de Investigación Cátedra de Discapacidad y Rehabilitación. Universidad del Valle, Cali - Colômbia. Escritora de narrativas inclusivas con traducción a las lenguas de señas de: Colombia (LSC), Brasil (Libras) y Chile (LSCh). Participación en congresos nacionales e internacionales. Miembro de Red Global de Leitura e Escritura para o Acercamiento de las Culturas-POEPAZ, da Red Iberoamericana de Estudios Interculturales e Interdisciplinarios e da Red de Investigadores Afrodescendientes de las Américas e do Caribe.

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