ASPECTO ORGANIZACIONAL E O PERFIL DOS GESTORES DO SETOR DE CONTROLADORIA: UM ESTUDO NAS AGROINDÚSTRIAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO DO ESTADO DO PARANÁ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fábio Frediani
José Antonio Marcelino
Inês Cardin Bressan

Resumo

Este ensaio trata de um estudo nas agroindústrias do setor sulcroalcooleiro do estado do Paraná. Motivou o seu desenvolvimento o fato de ainda haver muitas empresas que, embora não se utilizem do profissional controller para realizar suas atividades, elas o fazem mesmo não possuindo um setor específico com essa denominação. Seu objetivo é analisar os aspectos organizacionais e o perfil dos gestores de controladoria nas empresas agroindustriais do setor sucroalcooleiro do Estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva com todas as empresas agroindustriais sucroalcooleiras paranaenses, que compõem um universo de quinze empresas relacionadas na união Nacional da Bioenergia (UDOP), e ainda quantitativa, visto apresentar dados estatísticos. A todas elas foram enviados o convite para participar desta pesquisa e apenas cinco aceitaram. Em relação aos aspectos organizacionais constatou-se que não existe um consenso sobre a posição hierárquica que o setor deve ocupar no organograma da empresa, bem como sua atuação como um órgão de linha em tomadas de decisão ou como órgão de staff assessorando com informações. A respeito das funções da controladoria contatou-se uma gama variada de funções da controladoria exercidas dentro das organizações, e sua importância no desempenho positivo da empresa. No que tange ao perfil dos gestores, verificou-se que o controller é um profissional que demanda uma sucessão de conhecimentos de gestão empresarial e que para tal, necessita de uma formação acadêmica mínima em ciências contábeis, ciências econômicas ou administração.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FREDIANI, F.; MARCELINO, J. A.; BRESSAN, I. C. ASPECTO ORGANIZACIONAL E O PERFIL DOS GESTORES DO SETOR DE CONTROLADORIA: UM ESTUDO NAS AGROINDÚSTRIAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO DO ESTADO DO PARANÁ. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 371–382, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7953845. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1353. Acesso em: 24 fev. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALMEIDA, L. B. et al. “Controladoria”. In: CATELLI, A. (org.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

BEMFICA, M. F. C. Controladoria e desempenho sustentável corporativo nas agroindústrias do setor sucroalcooleiro no Estado de Pernambuco (Dissertação de Mestrado em Controladoria). Recife: UFRPE, 2016.

BRYMAN, A. Social research methods. Oxford: University Press, 2012.

CANAL RURAL. “Proálcool completa 39 anos de criação”. Canal Rural [2014]. Disponível em . Acesso em: 25/04/2023.

COELHO, E.; LUNKES, R. J.; MACHADO, A. O. “A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de Santa Catarina”. Enfoque: Reflexão Contábil, vol. 31, n. 2, 2012.

FERNANDES, L. Controladoria. Indaial: Editora da Uniasselvi, 2012.

LUNKES, R. J.; SCHNORRENBERGER, D.; ROSA, F. S. “Funções da Controladoria: uma análise no cenário brasileiro”. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, vol. 15, 2013.

MACIEL, E. T. P. Controladoria como unidade organizacional (Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis). Campina Grande: UFPB, 2019.

MUEHLEN, M. Z.; ROSEMANN, M. “Monitoramento de processos baseados em fluxo de trabalho e questões técnicas e organizacionais de controle”. Proceedings of the 33rd Annual Hawaii International Conference on System Sciences. Maui: IEEE, 2000.

OLIVEIRA, A. B. S. Controladoria: fundamentos do controle empresarial. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

OLIVEIRA, L. M.; PEREZ JUNIOR, J. H.; SILVA, C. A. S. Controladoria Estratégica. São Paulo: Editora Atlas, 2005.

PEREIRA, J. C. Controle do desenvolvimento de software sem especialista em informática: uma visão da controladoria e da qualidade (Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis). São Paulo: USP, 1991.

REIS, T. “Controller: o que é? Qual a função desse profissional em uma empresa?”. Suno Artigos [2019]. Disponível em: Acesso em: 25/04/2023.

SCHMIDT, P. (org.). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Editora Bookman, 2002.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2000.

TAVARES, C. O. “Controller: Retrato do Profissional de Controladoria no Cenário Brasileiro”. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, vol. 8, n. 6, 2022.

UDOP - União Nacional da Bioenergia. “Serviços”. UDOP [2022]. Disponível em . Acesso em 30/07/2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)