A GÊNESE DO RECONHECIMENTO EM AXEL HONNETH

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Matheus Michels Kieling

Resumo

O tema deste estudo é o percurso analítico do reconhecimento na teoria de Honneth. O objetivo é desdobrar os motivos aos quais levaram Honneth a formular o seu conceito. Com isso, o foco do texto se mostra em revisitar os escritos de Honneth no intuito de entender quais correntes teóricas levaram o autor a elaborar seu conceito de reconhecimento. Para isso, será analisado o percurso teórico de Honneth a respeito do marxismo conectando-o a antropologia filosófica. O resgate que tal corrente proporciona a Honneth, o faz deslocar-se de uma análise tradicional marxista para alternativas que o possibilite reinterpretar o marxismo. Por meio do método dedutivo, com perspectivas descritivas e interpretativas, é visto como sua incursão nos estudos da filosofia e sociologia francesa, por intermédio de uma análise dos textos do autor nos anos 80, permite entender como Honneth visualiza uma alternativa mediante os problemas identificados ao longo da trajetória da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Os resultados desta pesquisa demonstram que posicionando-se como teórico desta tradição, Honneth visa elaborar uma teoria para corrigir o que denomina como o déficit sociológico na Teoria Crítica. Desse modo, a conclusão do estudo é de que o reconhecimento surge pela crítica a inúmeros autores, sendo este carregado de pressupostos que sustentaram seu livro mais importante Luta por Reconhecimento.

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Como Citar
KIELING, M. M. A GÊNESE DO RECONHECIMENTO EM AXEL HONNETH. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 56, p. 23–47, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13665297. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5327. Acesso em: 12 out. 2024.
Seção
Ensaios

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